Conforme literatura, distinguem-se vários tipos de desorientação, de acordo com a alteração de base que a condiciona, geralmente, ocorrendo em primeiro lugar em relação ao tempo e, após o agravamento do transtorno, o indivíduo se desorienta quanto ao espaço e, por fim, quanto a si mesmo.
Preencha as lacunas abaixo.
A desorientação é aquela na qual o indivíduo está desorientado por rebaixamento ou turvação da consciência. A desorientação é aquela na qual o indivíduo não consegue reter as informações ambientais básicas em sua memória recente. A desorientação é acompanhada por alterações de identidade pessoal (fenômeno do desdobramento da personalidade). A desorientação ocorre em pacientes com psicose, geralmente com esquizofrenia, em estado crônico e avançado da doença, com atividade mental gravemente desorientada.
A sequência de palavras que preenche corretamente as lacunas é
- A) torposa / por dissociação / amnésica / por desagregação
- B) por desagregação / amnésica / por dissociação / torposa
- C) amnésica / torposa / por desagregação / por dissociação
- D) torposa / amnésica / por dissociação / por desagregação
Resposta:
A alternativa correta é letra D) torposa / amnésica / por dissociação / por desagregação
A desorientação é aquela na qual o indivíduo está desorientado por rebaixamento ou turvação da consciência. A desorientação é aquela na qual o indivíduo não consegue reter as informações ambientais básicas em sua memória recente. A desorientação é acompanhada por alterações de identidade pessoal (fenômeno do desdobramento da personalidade). A desorientação ocorre em pacientes com psicose, geralmente com esquizofrenia, em estado crônico e avançado da doença, com atividade mental gravemente desorientada.
A questão está baseada no seguinte texto:
"- Desorientação por redução do nível de consciência. Também denominada desorientação torporosa ou confusa, é aquela na qual 0 individuo está desorientado por rebaixamento ou turvação da consciência. Tais turvação e rebaixamento do nível de consciência produzem alteração da atenção, da concentração, da memória recente e de trabalho e, consequentemente, da capacidade de percepção e retenção dos estímulos ambientais. Isso impede que o individuo apreenda a realidade de forma clara e precisa e integre, assim, a cronologia dos fatos. Portanto, nesse caso, a alteração do nível de consciência é a causa da desorientação. Essa é a forma mais comum de desorientação.
- Desorientação por déficit de memória imediata e recente. Também denominada desorientação amnéstica. Aqui, o indivíduo não consegue reter as informações ambientais básicas em sua memória recente. Não conseguindo fixar as informações, perde a noção do fluir do tempo, do deslocamento no espaço, passando a ficar desorientado temporoespacialmente. A desorientação amnéstica é típica da síndrome de Korsakoff. Já a desorientação demencial é muito próxima à amnéstica. Ocorre não apenas por perda da memória de fixação, mas por déficit de reconhecimento ambiental (agnosias) e por perda e desorganização global das funções cognitivas. Ocorre nos diversos quadros demenciais (doença de Alzheimer, demências vasculares, etc.).
- Desorientação apática ou abúlica. Ocorre por apatia marcante e/ou desinteresse profundos. Aqui, o individuo tora se desorientado devido a uma marcante alteração do humor e da volição, comumente em quadro depressivo grave. Por falta de motivação e interesse, o paciente, geralmente muito deprimido, não investe sua energia no mundo, não se atém aos estímulos ambientais e, portanto, toma-se desorientado.
- Desorientação delirante. Ocorre em individuos que se encontram imersos em profundo estado delirante, vivenciando ideias delirantes muito intensas, crendo com convicção plena que estão "habitando" o lugar (e/ou o tempo) de seus delírios. Nesses casos, pode-se, eventualmente, observar a chamada dupla orientação, na qual orientação falsa, delirante, coexiste com a correta. O paciente afirma que está no inferno, cercado por demônios, mas também pode reconhecer que está em uma enfermaria do hospital ou em um CAPS. Pode, ainda, ocorrer de o indivíduo dizer, em um momento, que está ma cadeia e que as enfermeiras são carcereiros, e afirmar, logo em seguida, que são enfermeiras do hospital (alternando sequencialmente os dois tipos de orientação).
- Desorientação por déficit intelectual. Ocorre em pessoas com deficiência intelectual (DI) grave ou moderada (eventualmente em DI leve). Nesse caso, a desorientação ocorre pela incapacidade ou dificuldade em compreender aspectos complexos do ambiente e de reconhecer e interpretar as convenções sociais (horários, calendário, etc.) que padronizam a orientação do individuo no mundo.
- Desorientação por dissociação, ou desorientação histérica. Ocorre em geral em quadros dissociativos graves, normalmente acompanhada de alterações da identidade pessoal (fenômeno do desdobramento da personalidade) e de alterações da consciência secundárias à dissociação associada ou não com personalidade histriônica (antigamente chamada de "estado crepuscular histérico" e, na atualidade, de "quadros dissociativos").
- Desorientação por desagregação. Ocorre em pacientes com psicose, geralmente com esquizofrenia, em estado crônico e avançado da doença, quando o indivíduo, por desagregação profunda do pensamento, apresenta toda a sua atividade mental gravemente desorganizada, o que o impede de se orientar de forma adequada quanto ao ambiente e quanto a si mesmno. Desorientação quanto à própria idade. É definida como uma discrepância de cinco anos ou mais entre a idade real e aquela que o indivíduo diz ter. Tem sido descrita em alguns pacientes com esquizofrenia crônica e parece ser um fiel indicativo clínico de déficit cognitivo na esquizofrenia (Crow; Stevens, 1978)."
Fonte: "Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais" (Dalgalarrondo)
Com isso, podemos preencher as lacunas com a Letra D.
A sequência de palavras que preenche corretamente as lacunas é
a) torposa / por dissociação / amnésica / por desagregação
b) por desagregação / amnésica / por dissociação / torposa
c) amnésica / torposa / por desagregação / por dissociação
d) torposa / amnésica / por dissociação / por desagregação
Deixe um comentário