Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Conforme o DSM, avalie a descrição a seguir:

“Déficits persistentes na comunicação social e na interação social em múltiplos contextos e padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades, presentes durante o desenvolvimento do indivíduo, sem prejuízo significativo à sua vida.”

Avalie se essa descrição pode caracterizar:

I. Transtorno de Personalidade Esquizotípica.

II. Esquizofrenia.

III. Transtorno do Espectro Autista.

IV. Transtorno do Desenvolvimento Intelectual.

Nesse caso, assinale a opção correta.

Resposta:

A resposta correta desta questão é:

A alternativa correta é letra E) Nenhum dos itens listados está correto.

Explicação:

A descrição apresentada na questão se refere aos critérios diagnósticos do Transtorno do Espectro Autista (TEA), conforme descrito no DSM-5. Este transtorno é caracterizado por déficits persistentes na comunicação social e na interação social em múltiplos contextos, além de padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades.

Os demais transtornos mencionados nas opções não correspondem completamente à descrição apresentada na questão:

  • O Transtorno de Personalidade Esquizotípica envolve padrões de pensamento e comportamento excêntricos, mas não necessariamente os mesmos déficits de comunicação e interação social característicos do TEA.
  • A Esquizofrenia inclui sintomas como alucinações, delírios e discurso incoerente, que não são mencionados na descrição fornecida.
  • O Transtorno do Desenvolvimento Intelectual está associado a dificuldades cognitivas significativas, mas não necessariamente inclui os déficits específicos de comunicação social e interação social típicos do TEA.

Portanto, nenhuma das opções fornecidas na questão corresponde corretamente à descrição apresentada, justificando a alternativa E como a resposta correta.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *