Conforme os critérios diagnósticos descritos na quinta edição do Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais (DSM-5).
Considere as afirmações relacionadas à anorexia nervosa.
I – A restrição de ingesta calórica precisa ser identificada sem considerar o peso corporal do indivíduo ou as questões relacionadas à idade e ao gênero.
II – O medo intenso de ganhar peso ou engordar é aludido como um dos critérios diagnósticos.
III – A gravidade atual do quadro é identificada com base na aparência física do paciente, sem considerar o Índice de Massa Corporal (IMC).
Está(ão) correta(s)
- A) apenas I.
- B) apenas II.
- C) apenas III.
- D) apenas I e II.
- E) apenas II e III.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) apenas II.
I - A restrição de ingesta calórica precisa ser identificada sem considerar o peso corporal do indivíduo ou as questões relacionadas à idade e ao gênero.
INCORRETA. Conforme o DSM-5 (2014):
“Restrição da ingesta calórica em relação às necessidades, levando a um peso corporal significativamente baixo no contexto de idade, gênero, trajetória do desenvolvimento e saúde física. Peso significativamente baixo é definido como um peso inferior ao peso mínimo normal ou, no caso de crianças e adolescentes, menor do que o minimamente esperado”
CORRETA. Corroborando isto, consta no DSM-5 (2014):
“Medo intenso de ganhar peso ou de engordar, ou comportamento persistente que interfere no ganho de peso, mesmo estando com peso significativamente baixo.”
III - A gravidade atual do quadro é identificada com base na aparência física do paciente, sem considerar o Índice de Massa Corporal (IMC).
INCORRETA. Conforme o DSM-5 (2014):
“O nível mínimo de gravidade baseia-se, em adultos, no índice de massa corporal (IMC) atual (ver a seguir) ou, para crianças e adolescentes, no percentil do IMC. Os intervalos abaixo são derivados das categorias da Organização Mundial da Saúde para baixo peso em adultos; para crianças e adolescentes, os percentis do IMC correspondentes devem ser usados. O nível de gravidade pode ser aumentado de maneira a refletir sintomas clínicos, o grau de incapacidade funcional e a necessidade de supervisão..”
______________
Fonte consultada:
Associação Psiquiátrica Americana (APA). Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
Deixe um comentário