Considerada a primeira psicanalista a tomar a adolescência como um tema específico de investigação, Anna Freud apontou que os “distúrbios do equilíbrio mental” próprios da adolescência não configuram exatamente uma patologia, mas representam a própria condição de
- A) transitoriedade.
- B) enfermidade.
- C) maturidade.
- D) imaturidade.
- E) normalidade.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) normalidade.
Anna Freud (1895 – 1982), psicanalista, filha mais nova de Sigmund Freud (pai da psicanálise). Teve várias divergências com a psicanalista inglesa Melanie Klein.
Foi pioneira em duas áreas da psicanálise: na psicologia do ego (Self, eu) e na psicologia da criança e da adolescência (principalmente na psicologia da criança).
Definiu a infância e a adolescência como fases típicas do desenvolvimento humano, cada uma com características próprias que as diferenciam das demais fases da vida, necessitando, cada uma delas, de uma forma especial de análise, diferente uma da outra e diferente da análise da fase adulta.
“Distúrbios do equilíbrio mental” ocorrem em todas as fases da vida e não configuram doenças mentais propriamente ditas. Conferir a esse respeito o livro de S. Freud: “Psicopatologia da vida cotidiana”.
Dessa forma:
Alternativa “a”. ERRADA. A adolescência não é uma simples fase de transição entre a infância e a vida adulta. É uma fase com características próprias que não se explicam apenas em função de uma transitoriedade.
Alternativa “b”. ERRADA. Distúrbios de equilíbrio mental são comuns em todas as fases da vida e são diferentes de doenças mentais. Também são comuns na adolescência. Portanto, não são enfermidades.
Alternativa “c”. ERRADA. Os distúrbios de equilíbrio mental na adolescência, sendo normais, não são sinais nem de maturidade, nem de imaturidade.
Alternativa “d”. ERRADA. Os distúrbios de equilíbrio mental na adolescência, sendo normais, não são sinais nem de maturidade, nem de imaturidade.
Alternativa “e”. CERTA. Os distúrbios de equilíbrio mental na adolescência são normais (normalidade), característicos desta fase da vida.
O livro mais importante escrito por Anna Freud, um verdadeiro clássico da psicologia e da psicanálise, é: “O ego (eu) e os mecanismos de defesa”.
Conferir também:
BUTLER-BOWDON, Tom. 50 grandes mestres da psicologia. São Paulo: Universo dos livros, 2013, cap. 18. (Livro de divulgação científica popular, mas bem interessante. Possui edição em e-book).
Deixe um comentário