Considerando doenças psicossomáticas e tratamento psíquico, assinale a alternativa INCORRETA.
- A) Sintomas diferentes podem representar a mesma perturbação psicológica, podendo haver revezamento e substituição de sinais.
- B) Modificações nas condições de vida podem fazer doenças psicossomáticas desaparecerem subitamente.
- C) Doenças de causa imaginativa ou fantasiosa não são reais, não doem.
- D) Os sintomas estão sob a influência das excitações, comoções que ao desaparecerem podem dar lugar a uma saúde plena, sem deixar nenhum vestígio, nem mesmo após uma longa permanência.
- E) Os sintomas físicos das perturbações psíquicas são obstáculos às intenções de ocultar o que ocorre no psiquismo.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) Doenças de causa imaginativa ou fantasiosa não são reais, não doem.
Considerando doenças psicossomáticas e tratamento psíquico, assinale a alternativa INCORRETA.
Essa questão está baseada no seguinte trecho do Volume VII da obra de Freud:
"Essa orientação unilateral da medicina para o aspecto físico passou, na última década e meia, por uma modificação gradual diretamente oriunda da prática médica. Ocorre que há um grande número de doentes de maior ou menor gravidade que, por seus distúrbios e queixas, fazem grandes exigências à habilidade do médico, mas em quem não se encontram sinais visíveis e palpáveis do processo patológico, seja durante a vida ou depois da morte, apesar de todos os progressos dos métodos de investigação da medicina científica.
Um grupo desses doentes destaca-se pela abundância e pela variedade multiforme do quadro patológico; não podem fazer nenhum trabalho intelectual, em conseqüência de dores de cabeça ou insuficiência da atenção, seus olhos doem durante a leitura, suas pernas se cansam ao andar, ficando pesadas, doloridas ou dormentes, sua digestão é perturbada por sensações dolorosas, eructações ou espasmos gástricos, a defecação não se dá sem a ajuda de laxativos, o sono é abolido etc.
Eles podem ter todos esses males simultaneamente ou em sucessão, ou sofrer apenas de uma seleção deles; na totalidade dos casos, trata-se obviamente da mesma doença. Apesar disso, os sinais da doença são amiúde mais variáveis, revezando-se entre si e substituindo uns aos outros; um mesmo doente, até então incapaz de trabalhar por causa das dores de cabeça, mas com uma digestão bastante boa, pode no dia seguinte desfrutar de uma cabeça desembaraçada, mas a partir daí suportar mal a maioria dos alimentos. Da mesma forma, seus padecimentos o abandonam subitamente ao sobrevir uma modificação em suas condições de vida; numa viagem, pode sentir- se perfeitamente bem e saborear sem prejuízo a mais diversificada dieta, mas, de volta a casa, talvez tenha de restringir-se novamente à coalhada. Em alguns desses doentes, a perturbação - seja ela uma dor ou uma fraqueza nos moldes de uma paralisia - pode até trocar repentinamente de lado no corpo, passando da direita para a área correspondente no lado esquerdo. Em todos, porém, é possível observar que os sinais de padecimento estão muito claramente sob a influência das excitações, comoções, preocupações etc., e também que desaparecem, podendo dar lugar a uma saúde plena, sem deixar nenhum vestígio, nem mesmo após uma longa permanência.
(...)
Quase todos os estados anímicos de um homem exteriorizam-se nas tensões e relaxamentos de seus músculos faciais, na focalização de seus olhos, no afluxo de sangue para sua pele, no emprego [variável] de seu aparelho vocal e na postura de seus membros, sobretudo as mãos. Essas modificações físicas concomitantes em geral não trazem nenhum benefício à pessoa em questão, mas, ao contrário, são amiúde obstáculos a suas intenções, quando ela quer ocultar dos outros seus processos anímicos; para esses outros, no entanto, servem como sinais fidedignos pelos quais é possível inferir os processos anímicos, e nos quais se deposita maior confiança do que em qualquer das expressões intencionais feitas simultaneamente em palavras."
Com base nisso, encontramos a afirmativa incorreta na Letra C.
a) Sintomas diferentes podem representar a mesma perturbação psicológica, podendo haver revezamento e substituição de sinais.
b) Modificações nas condições de vida podem fazer doenças psicossomáticas desaparecerem subitamente.
c) Doenças de causa imaginativa ou fantasiosa não são reais, não doem.
d) Os sintomas estão sob a influência das excitações, comoções que ao desaparecerem podem dar lugar a uma saúde plena, sem deixar nenhum vestígio, nem mesmo após uma longa permanência.
e) Os sintomas físicos das perturbações psíquicas são obstáculos às intenções de ocultar o que ocorre no psiquismo.
Deixe um comentário