Considerando o processo de adoecimento, analise a seguinte afirmação: “No hospital, no contexto do tratamento e da relação paciente-profissional, observam-se, respectivamente, procedimentos e atitudes nas quais o “doente”, em nome da “rigorosa prática científica”, é apartado de seu convívio familiar e social e, também, lhe é negada a capacidade de discernimento e competência para tomada de decisões, ocorrendo o desvinculamento entre o seu espaço vital e o seu processo de escolha”.
Tais procedimentos e atitudes podem acarretar, no paciente, um sentimento de desadaptação, denominado de
- A) Resiliência.
- B) Despersonalização.
- C) Culpa.
- D) Desrealização.
- E) Embotamento afetivo.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Despersonalização.
Gabarito: Letra B
Tais procedimentos e atitudes podem acarretar, no paciente, um sentimento de desadaptação, denominado de
a) Resiliência.
Errado. A resiliência é a capacidade de enfrentar situações difíceis sem perder a calma ou o controle. Algumas pessoas podem desenvolver resiliência e outras não.
b) Despersonalização.
Certo! Nesse processo, é tirado do indivíduo tudo que relevante pra ele: sua família, seus amigos, suas coisas, suas atividades, bem como o poder de decisão sobre coisas que envolvem a sua própria vida. Isso pode levar o indivíduo a ter um sentimento de ter se perdido de si mesmo.
c) Culpa.
Errado. O indivíduo é mais uma vítima desse processo. A culpa pode, sim, existir em um processo de adoecimento, mas não como consequência dessa “rigorosa prática científica”.
d) Desrealização.
Errado. A desrealização é a transformação e a perda da relação de familiaridade com o mundo comum, no sentido de uma relação de profunda estranheza daquilo que, no dia-a-dia, é comum e familiar. O indivíduo nesse processo nem está em um contexto familiar.
e) Embotamento afetivo.
Errado. O embotamento afetivo é característico das esquizofrenias.
Nosso gabarito é Letra B
Deixe um comentário