Considerando os transtornos somatoformes descritos no DSM-IV, assinale a alternativa correta.
- A) O transtorno de somatização (historicamente chamado de histeria ou síndrome de Briquet) é um transtorno polissintomático que se inicia antes dos 30 anos de idade.
- B) A hipocondria (também conhecida como transtorno conversivo) é a preocupação com o medo ou a ideia de ter uma doença grave, com base em uma interpretação errônea de sintomas ou funções corporais.
- C) A característica essencial do transtorno dismórfico corporal é uma preocupação acentuadamente excessiva com um “defeito” imaginado na aparência, ou seja, tal preocupação não pode estar relacionada a uma anomalia física real.
- D) No transtorno dismórfico corporal, a preocupação não está limitada à aparência física.
- E) No transtorno conversivo, os sintomas são intencionalmente produzidos ou simulados, como no transtorno factício ou na simulação.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) O transtorno de somatização (historicamente chamado de histeria ou síndrome de Briquet) é um transtorno polissintomático que se inicia antes dos 30 anos de idade.
Análise das alternativas, segundo o DSM-IV:
a) Correta. O Transtorno de Somatização (historicamente chamado de histeria ou síndrome de Briquet) é um transtorno polissintomático que inicia antes dos 30 anos, estende-se por um período de anos e é caracterizado por uma combinação de dor, sintomas gastrintestinais, sexuais e pseudoneurológicos.
b) Incorreta. A descrição está correta: hipocondria é preocupação com o medo ou a idéia de ter uma doença grave, com base em uma interpretação errônea de sintomas ou funções corporais. No entanto, não é sinônimo de transtorno conversivo. A hipocondria é considerada um transtorno somatoforme.
c) Incorreta. O Transtorno Dismórfico Corporal é a preocupação com um defeito imaginado ou exagerado na aparência física e pode estar relacionado a uma anomalia física real.
d) Incorreta. O Transtorno Dismórfico Corporal é a preocupação com um defeito imaginado ou exagerado na aparência física.
e) Incorreta. O Transtorno Conversivo envolve sintomas ou déficits inexplicáveis que afetam a função motora ou sensorial voluntária, sugerindo uma condição neurológica ou outra condição médica geral. Presume-se uma associação de fatores psicológicos com os sintomas e déficits. Portanto, os sintomas não são intencionalmente produzidos.
Deixe um comentário