Consta na Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10 que, no Transtorno misto de ansiedade e depressão (F 41.2), a categoria mista é usada quando ambos os sintomas, de ansiedade e depressão, estão presentes, porém nenhum conjunto de sintomas, considerado separadamente, é
- A) leve o suficiente para confirmar o diagnóstico.
- B) grave o suficiente para justificar o diagnóstico.
- C) impreciso o suficiente para que se suspeite deste diagnóstico.
- D) tênue o suficiente para negar o diagnóstico.
- E) significativo o suficiente para corroborar com o diagnóstico.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) grave o suficiente para justificar o diagnóstico.
De acordo com a CID-10:
F41.2 Transtorno misto ansioso e depressivo
Esta categoria deve ser utilizada quando o sujeito apresenta ao mesmo tempo sintomas ansiosos e sintomas depressivos, sem predominância nítida de uns ou de outros, e sem que a intensidade de uns ou de outros seja grave o suficiente para justificar um diagnóstico isolado. Quando os sintomas ansiosos e depressivos estão presentes simultaneamente com uma intensidade suficiente para justificar diagnósticos isolados, os dois diagnósticos devem ser anotados e não se faz um diagnóstico de transtorno misto ansioso e depressivo.
Análise das alternativas:
a) Incorreta. Se o conjunto de sintomas da ansiedade ou da depressão forem leves, não justificará o diagnóstico separado de ambos.
b) Correta. Consta na CID-10 que, no transtorno misto de ansiedade e depressão, nenhum conjunto de sintomas, considerado separadamente, é grave o suficiente para justificar o diagnóstico isolado.
c) Incorreta. A imprecisão do conjunto de sintomas também não favorecerá um diagnóstico separado de ansiedade e depressão.
d) Incorreta. Tênue o suficiente é uma expressão, no mínimo, estranha. Além disso, não condiz com a descrição feita pela CID-10.
e) Incorreta. Corroborar é sinônimo de atestar, certificar, constatar. A palavra certa seria justificar o diagnóstico isolado, que é sinônimo de explicar, fundamentar.
Deixe um comentário