Continua após a publicidade..
Dalgalarrondo (2008) afirma que a atenção se refere ao conjunto de processos psicológicos que torna o ser humano capaz de selecionar, filtrar e organizar as informações em unidades controláveis e significativas, e que pode haver alteração de atenção em distúrbios neurológicos, neuropsicológicos, bem como em transtornos mentais.
A partir dessa perspectiva, em relação às alterações da atenção, é incorreto afirmar:
- A) Há diminuição de atenção voluntária e aumento da atenção espontânea com hipervigilância e hipotenacidade nos quadros maníacos.
- B) A atenção quase sempre está alterada nos casos de transtornos mentais, como nos transtornos de humor (depressão e transtorno bipolar).
- C) Há dificuldade marcante de se prestar atenção a estímulos internos e externos, bem como dificuldade de controle de impulsos nos casos de transtorno de déficit de atenção.
- D) A distração é um sinal de déficit de atenção, e pode ser compreendida como um estado patológico, comprometendo a capacidade produtiva do indivíduo, presente nos quadros de esquizofrenia.
- E) Nos quadros depressivos, geralmente há diminuição geral da atenção, fenômeno conhecido como hipoprosexia.
Resposta:
Resposta Correta:
D) A distração é um sinal de déficit de atenção, e pode ser compreendida como um estado patológico, comprometendo a capacidade produtiva do indivíduo, presente nos quadros de esquizofrenia.
Explicação:
A distração não é um sinal de déficit de atenção, mas sim um sintoma presente em quadros de esquizofrenia, comprometendo a capacidade produtiva do indivíduo.
As demais alternativas estão corretas:
- A) A atenção voluntária diminui e a espontânea aumenta em quadros maníacos.
- B) A atenção está quase sempre alterada em transtornos mentais, como transtornos de humor.
- C) Dificuldade de atenção e controle de impulsos são sintomas do transtorno de déficit de atenção.
- E) Nos quadros depressivos, há hipoprosexia (diminuição geral da atenção).
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário