Das características evolutivas de pessoas com retardo mental, considere a alternativa que descreve grau moderado de comprometimento em idade pré-escolar:
- A) Retardo significativo.
- B) Capacidade mínima para funcionar em áreas sensório-motoras; precisa de cuidado de enfermagem e atenção constante.
- C) Desenvolvimento motor pobre; fala mínima; em geral, incapaz de beneficiar-se de treinamento em autoajuda.
- D) Pode falar ou aprender a comunicar-se; consciência social pobre; desenvolvimento motor razoável; beneficia-se com treinamento em autoajuda.
- E) Pode desenvolver habilidades sociais e de comunicação; retardo mínimo em áreas sensório-motoras; com frequência não se distingue das crianças normais até mais tarde.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Pode falar ou aprender a comunicar-se; consciência social pobre; desenvolvimento motor razoável; beneficia-se com treinamento em autoajuda.
Das características evolutivas de pessoas com retardo mental, considere a alternativa que descreve grau moderado de comprometimento em idade pré-escolar:
A questão está baseada no seguinte texto:
"Grau de Retardo Mental - Idade pré-escolar (0-5 anos) Amadurecimento e desenvolvimento
Profundo - Retardo significativo; capacidade mínima para funcionar em áreas sensório-motoras; precisa de cuidado de enfermagem; auxílio e supervisão constantes
Grave - Desenvolvimento motor pobre; fala mínima; em geral, incapaz de beneficiar-se de treinamento em autoajuda; pouca ou nenhuma habilidade de comunicação
Moderado - Pode falar ou aprender a comunicar-se; consciência social pobre; desenvolvimento motor razoável; beneficia-se com treinamento em autoajuda; pode ser manejado com supervisão moderada
Leve - Pode desenvolver habilidades sociais e de comunicação; retardo mínimo em áreas sensório-motoras; com frequência não se distingue das crianças normais até mais tarde"
Fonte: "Manual conciso de psiquiatria da infância e adolescência" (Sadock)
Com isso, encontramos a resposta na Letra D.
a) Retardo significativo. (grau profundo)
b) Capacidade mínima para funcionar em áreas sensório-motoras; precisa de cuidado de enfermagem e atenção constante. (grau profundo)
c) Desenvolvimento motor pobre; fala mínima; em geral, incapaz de beneficiar-se de treinamento em autoajuda. (grau grave)
d) Pode falar ou aprender a comunicar-se; consciência social pobre; desenvolvimento motor razoável; beneficia-se com treinamento em autoajuda.
e) Pode desenvolver habilidades sociais e de comunicação; retardo mínimo em áreas sensório-motoras; com frequência não se distingue das crianças normais até mais tarde. (grau leve)
Deixe um comentário