De acordo com a Coleção Saberes e Práticas da Inclusão, estão entre as principais características do Transtorno de Asperger:
I. Prejuízo persistente na interação social.
II. Impedimento de longo prazo de natureza mental, com atrasos clinicamente persistentes no desenvolvimento cognitivo e na linguagem.
III. Desenvolvimento de padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses e atividades.
Está(ão) CORRETO(S):
- A) Somente os itens I e II.
- B) Somente os itens I e III.
- C) Somente os itens II e III.
- D) Nenhum dos itens.
- E) Todos os itens.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Somente os itens I e III.
Gabarito: Letra B
É preciso deixar claro que as versões mais atuais do DSM não trazem o transtorno de Asperger como um diagnóstico separado, encaixando-o dentro do transtorno do espectro autista. Quando essa diferenciação era feita, a síndrome de Asperger se caracterizada por prejuízo persistente na interação social e desenvolvimento de padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses e atividades, se diferenciando do espectro autista por não haver impedimentos de natureza mental de longo prazo nem atrasos no desenvolvimento cognitivo.
“Contrastando com indivíduos com TEA, indivíduos com SA não apresentam atrasos significativos na linguagem e são caracterizados por prejuízo severo e persistente na interação social e no desenvolvimento de padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses e atividades (American Psychiatric Association, 2000; Camargos Jr., 2013). Esses indivíduos com SA sofrem consequências relacionadas aos déficits na interação social (White et al., 2007). O comprometimento das habilidades sociais pode levar os indivíduos com SA a apresentarem comportamentos socialmente problemáticos, como agressão física ou verbal, a se tornarem socialmente isolados e a serem excluídos pelos colegas (Bauminger et al. 2003), o que, por sua vez, abala negativamente a qualidade de vida desses indivíduos e, mais tarde em suas vidas, pode causar problemas de ansiedade e de humor (Rogers, 2000)”
Nosso gabarito é Letra B
Fonte: BARRETO, Isabella Soares et al . Processos de intervenção para crianças e adolescentes com Síndrome de Asperger: uma revisão de literatura. Contextos Clínic, São Leopoldo , v. 6, n. 2, p. 132-143, dez. 2013
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