Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

De acordo com a literatura em Psicologia e Psicopatologia, é possível afirmar que as psicopatologias na infância e na adolescência apresentam singularidades e requerem considerações distintas quanto à sua evolução, à sua classificação e ao seu tratamento. Em relação a esse assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


(    ) Estudos brasileiros e internacionais apontam que 30% a 45% das crianças e adolescentes apresentam, em algum momento do seu desenvolvimento, algum comprometimento considerado clínico ou desviante e necessitam de acompanhamento especializado.


(    ) É possível considerar, por meio de estudos retrospectivos e preditivos, que o aparecimento e a ausência de tratamento adequado aos quadros clínicos em saúde mental infantil e adolescente são potenciais preditores de problemas na vida adulta.


(    ) No Brasil, por meio do Sistema Único de Saúde, é possível realizar diagnóstico, tratamento e acompanhamento de crianças e adolescentes com comprometimentos em sua saúde mental por meio dos Centros de Referência em Assistência Social.


(   ) Os dois modelos diagnósticos mais utilizados em pesquisas em saúde mental na infância e na adolescência são: Avaliação Baseada em Diagnóstico e Avaliação Empiricamente Baseada.


Assinale a sequência correta.

Resposta:

A alternativa correta é letra D) F, V, F, V

Gabarito: Letra D
 

(F) Estudos brasileiros e internacionais apontam que 30% a 45% das crianças e adolescentes apresentam, em algum momento do seu desenvolvimento, algum comprometimento considerado clínico ou desviante e necessitam de acompanhamento especializado.

Falso. A estimativa é que esse número varie de 10 a 25%.

“Estudos epidemiológicos nacionais e internacionais apontam taxas variadas de prevalências para as psicopatologias na infância e adolescência. No geral, estima-se que de 10% a 25% das crianças e adolescentes, em um dado momento, apresentem algum comprometimento considerado clínico ou desviante, necessitando, assim, de tratamento especializado (Fleitlich & Goodman, 2000; Fleitlich-Bilyk & Goodman, 2004; Merikangas et al., 2010; Paula, Duarte, & Bordin, 2007). Adicionalmente às mencionadas taxas de prevalência, cita-se que estudos retrospectivos e prospectivos têm demonstrado que os transtornos que começam na infância e adolescência são preditores de problemas na vida adulta, o que aumenta ainda mais a urgência de intervenções de prevenção e promoção em saúde mental infanto-juvenil (Kessler et al., 2005; Mc-Conaughy & Wadsworth, 2000; Patel, Flisher, Hetrick, & McGorry, 2007; Patel, Flisher, Nokapota, & Malhotra, 2008; Paula et al., 2007).”


(V) É possível considerar, por meio de estudos retrospectivos e preditivos, que o aparecimento e a ausência de tratamento adequado aos quadros clínicos em saúde mental infantil e adolescente são potenciais preditores de problemas na vida adulta.

Verdadeiro. Essa informação está presente no trecho apresentado na afirmativa anterior.


(F) No Brasil, por meio do Sistema Único de Saúde, é possível realizar diagnóstico, tratamento e acompanhamento de crianças e adolescentes com comprometimentos em sua saúde mental por meio dos Centros de Referência em Assistência Social.

Falso. O CRAS não realiza tratamento em saúde mental. O SUS oferece, sim, esse tratamento, mas através dos CAPS e outros dispositivos da rede.


(V) Os dois modelos diagnósticos mais utilizados em pesquisas em saúde mental na infância e na adolescência são: Avaliação Baseada em Diagnóstico e Avaliação Empiricamente Baseada.

Verdadeiro.

As duas abordagens taxonômicas mais utilizadas em pesquisas com crianças e adolescentes são: Avaliação Baseada em Diagnóstico, derivada de um sistema diagnóstico categórico de sintomas, e Avaliação Empiricamente Baseada, derivada de medidas empíricas dimensionais de síndromes (Achenbach & Rescorla, 2007). Ambas podem ser utilizadas como bons paradigmas conceituais para ampliar o conhecimento que temos sobre as psicopatologias na infância e na adolescência.”

 

Assim, a sequência correta é F V F V

Gabarito: Letra D

 

Fonte: Gauy, Fabiana Vieira, & Rocha, Marina Monzani da. (2014). Manifestação clínica, modelos de classificação e fatores de risco/proteção para psicopatologias na infância e adolescência. Temas em Psicologia22(4), 783-793. https://dx.doi.org/10.9788/TP2014.4-09

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *