De acordo com a nosologia psiquiátrica, os transtornos do humor incluem:
- A) Sintomas de delírios e alucinações, geralmente associados a pensamentos grandiosos e comportamentos impulsivos.
- B) Alterações cíclicas do humor, com episódios de depressão e euforia (mania) que duram pelo menos uma semana.
- C) Preocupação constante com doenças físicas, embora não haja evidências médicas que justifiquem tais preocupações.
- D) Sintomas de hiperatividade, impulsividade e desatenção que afetam a vida cotidiana da pessoa.
- E) Medo ou ansiedade intensa e persistente em situações sociais, acompanhado por sintomas físicos como tremores e sudorese.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Alterações cíclicas do humor, com episódios de depressão e euforia (mania) que duram pelo menos uma semana.
De acordo com a nosologia psiquiátrica, os transtornos do humor incluem:
Veja mais sobre as alterações do humor:
"Distimia, em psicopatologia, é o termo que designa a alteração básica do humor, tanto no sentido da inibição como no sentido da exaltação. Não se deve confundir 0 sintoma distimia com 0 transtorno distimia, que, segundo as classificações da Classificação internacional de doenças e problemas relacionados à saúde (CID-11) e do Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (DSM-5), é um transtorno depressivo leve e crônico.
Da mesma forma, nas últimas décadas, O termo genérico depressão, significando tristeza patológica, tornou-se uma designação consagrada, que vem substituindo os termos clássicos distimia hipotímica e melancolia. A psicopatologia utiliza, nessa mesma linha, os termos "distimia hipertímica", "expansiva" ou "eufórica" para nomear a exaltação patológica do humor, ou seja, as bases afetivas dos quadros maníacos.
(...)
Os dois polos básicos das alterações do humor, ou timopatias, são o depressivo, ou hipotímico, e o maníaco, ou hipertímico. Assim, hipotimia refere-se à base afetiva de todo transtorno depressivo. Por sua vez, o termo hipertimia (ou distimia hipertímica) refere-se a humor patologicamente alterado no sentido da exaltação e da alegria.
No espectro maníaco, o termo euforia, ou alegria patológica, define o humor morbidamente exagerado, no qual predomina um estado de alegria intensa e desproporcional às circunstâncias. Já no estado de elação, há, além da alegria patológica, a expansão do Eu, uma sensação subjetiva de grandeza e de poder. O Eu vai além dos seus limites, ganhando o mundo."
Fonte: "Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais" (Dalgalarrondo)
Portanto, a alternativa correta é a Letra B.
a) Sintomas de delírios e alucinações, geralmente associados a pensamentos grandiosos e comportamentos impulsivos. (Transtornos Psicóticos)
b) Alterações cíclicas do humor, com episódios de depressão e euforia (mania) que duram pelo menos uma semana.
c) Preocupação constante com doenças físicas, embora não haja evidências médicas que justifiquem tais preocupações. (Hipocondria ou Transtorno de Sintomas Somáticos)
d) Sintomas de hiperatividade, impulsividade e desatenção que afetam a vida cotidiana da pessoa. (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade)
e) Medo ou ansiedade intensa e persistente em situações sociais, acompanhado por sintomas físicos como tremores e sudorese. (Transtorno de Ansiedade Social)
Deixe um comentário