De acordo com a perspectiva da psicopatologia psicanalítica, o transtorno mental
- A) é entendido como uma desregulação ou disfunção de alguma parte do aparelho biológico.
- B) trata de um modo particular de existência, uma forma de ser no mundo e de construir um destino.
- C) constitui uma forma de expressar conflitos e temores aos quais o indivíduo não tem acesso.
- D) surge pela pressão de fatores socioculturais, que se traduzem em comportamentos desviantes.
- E) é um sofrimento-paixão que, ao ser narrado a um interlocutor, transforma-se em experiência estruturante.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) constitui uma forma de expressar conflitos e temores aos quais o indivíduo não tem acesso.
De acordo com a perspectiva da psicopatologia psicanalítica, o transtorno mental
A questão está baseada no seguinte texto:
"Na visão comportamental, o homem é visto como um conjunto de comportamentos observáveis, verificáveis, que são regulados por estímulos específicos e gerais, e por certas leis e determinantes do aprendizado. Associada a essa visão, a perspectiva cognitivista centra atenção sobre as representações cognitivas conscientes de cada indivíduo. As representações conscientes seriam vistas como essenciais ao funcionamento mental, normal e patológico. Os sintomas resultam de comportamentos e representações cognitivas disfuncionais, aprendidas e reforçadas pela experiência sociofamiliar.
Em contraposição, na visão psicanalítica, o homem é visto como ser “determinado”, dominado, por forças, desejos e conflitos inconscientes. A psicanálise dá grande importância aos afetos, que, segundo ela, dominam o psiquismo; o homem racional, autocontrolado, senhor de si e de seus desejos, é, para ela, uma enorme ilusão. Na visão psicanalítica, os sintomas e síndromes mentais são considerados formas de expressão de conflitos, predominantemente inconscientes, de desejos que não podem ser realizados, de temores aos quais o indivíduo não tem acesso. O sintoma é encarado, nesse caso, como uma “formação de compromisso”, um certo arranjo entre o desejo inconsciente, as normas e as permissões culturais e as possibilidades reais de satisfação desse desejo. A resultante desse emaranhado de forças, dessa “trama conflitiva” inconsciente, é o que se identifica como sintoma psicopatológico."Fonte: "Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais" (Dalgalarrondo)
Com isso, encontramos a resposta na Letra C.
As outras alternativas estão de acordo com outras teorias citadas no livro de Dalgalarrondo.
a) é entendido como uma desregulação ou disfunção de alguma parte do aparelho biológico. (psicopatologia biológica)
b) trata de um modo particular de existência, uma forma de ser no mundo e de construir um destino. (psicopatologia existencial)
c) constitui uma forma de expressar conflitos e temores aos quais o indivíduo não tem acesso.
d) surge pela pressão de fatores socioculturais, que se traduzem em comportamentos desviantes. (psicopatologia sociocultural)
e) é um sofrimento-paixão que, ao ser narrado a um interlocutor, transforma-se em experiência estruturante. (psicopatologia fundamental)
Deixe um comentário