“De acordo com a teoria psicanalítica, em síntese, é possível dizer que a estrutura psicótica corresponde a uma falência da organização narcísica primária dos primeiros instantes da vida.” Considerando essa afirmação, analise as afirmativas a respeito da estrutura psicótica, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Em geral, a linhagem estrutural psicótica tem no início frustrações muito precoces, originando-se essencialmente do polo materno.
( ) A relação com a figura materna caracteriza-se por atitudes de indiferença, necessidade de total independência do filho em relação a ela.
( ) A relação mais ou menos fusional com a mãe, segundo as variedades de psicose, encontrar-se-á incessantemente repetida no plano interpessoal.
( ) Trata-se de uma impossibilidade, para a criança, de constituir-se como objeto distinto da “mãe”, ela mesma, incompleta, não podendo conceber, separar-se desta parte indispensável ao seu próprio ego.
A sequência está correta em
- A) F, V, F, F.
- B) V, F, V, V.
- C) F, V, F, V.
- D) V, F, V, F.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) V, F, V, V.
Gabarito Letra B
Analise as afirmativas a respeito da estrutura psicótica, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( V ) Em geral, a linhagem estrutural psicótica tem no início frustrações muito precoces, originando-se essencialmente do polo materno.
Verdadeiro. Essa questão, como as outras anteriores nessa mesma prova, foram retiradas do livro Personalidade Normal e Patológica, de Jean Bergeret. No livro, temos:
“Depois de partir da indiferenciação somato-psíquica (da qual já falei quanto, à noção de estrutura em geral), a linhagem psicótica parte do nível das frustrações muito precoces, originando-se essencialmente do pólo materno, pelo menos no que concerne às frustrações mais primitivas.”
( F ) A relação com a figura materna caracteriza-se por atitudes de indiferença, necessidade de total independência do filho em relação a ela.
Falso. Na estrutura psicótica, a mãe tem uma necessidade de total dependência em relação a ela.
( V ) A relação mais ou menos fusional com a mãe, segundo as variedades de psicose, encontrar-se-á incessantemente repetida no plano interpessoal.
Verdadeiro!
“A estrutura psicótica corresponde a uma falência da organização narcísica primária dos primeiros instantes da vida. É uma impossibilidade, para a criança, ser considerada como objeto distinto da “mãe-sujeito”, personalidade, ela mesma, incompleta, não podendo conceber separar-se desta parte indispensável ao seu próprio ego. E isto produz-se, seguramente, com a cumplicidade mais ou menos ativa do pai (quando existir a título verdadeiramente significativo, o que longe está de representar a situação habitual). Esta relação mais ou menos fusional com a mãe, segundo as variedades de psicose, encontrar-se-á, a seguir, incessantemente repetida no plano interpessoal;”
( V ) Trata-se de uma impossibilidade, para a criança, de constituir-se como objeto distinto da “mãe”, ela mesma, incompleta, não podendo conceber, separar-se desta parte indispensável ao seu próprio ego.
Verdadeiro! Essa informação está contemplada no trecho apresentado no item anterior.
Dessa forma, nossa sequência fica: V F V V.
A alternativa que traz essa sequência corretamente é a Letra B, nosso gabarito.
Referência
BERGERET, Jean. Personalidade Normal e Patológica. Porto Alegre: Artes Médicas, 1988.
Deixe um comentário