Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

De acordo com Barlow & Durand (2008), um dos mistérios que os especialistas em Psicopatologia enfrentam é a aparente sobreposição de ansiedade e depressão. Algumas das mais antigas teorias a respeito das causas da depressão estão baseadas, de alguma forma, nessa pesquisa. Os referidos autores também afirmam que:

Resposta:

A alternativa correta é letra D) Quase todas as pessoas que são deprimidas são ansiosas, mas nem todas as pessoas ansiosas são deprimidas.

 
 

De acordo com Barlow & Durand (2008), um dos mistérios que os especialistas em Psicopatologia enfrentam é a aparente sobreposição de ansiedade e depressão. Algumas das mais antigas teorias a respeito das causas da depressão estão baseadas, de alguma forma, nessa pesquisa. Os referidos autores também afirmam que:

  

a)  Os dois humores, ansiedade e depressão, nunca ocorrem de forma concomitante.

INCORRETA. Contrariando o que traz a colocação, acompanhe o que afirma Barlow & Durand (2008, (p.96):

“Em 1989, Klerman e Weissman, em relato em um amplo estudo de Wells et (1989), descobriram que os pacientes que afirmavam estarem ansiosos e ligeiramente deprimidos estavam prejudicados em diversas áreas quando comparados aos controles normais e a pacientes em condições médicas crônicas [...] Os autores da CID-10, reconhecendo que esse fenômeno é prevalente no mundo, criaram uma categoria de transtorno misto de ansiedade e depressão”

  

b)  Não existem pesquisas cujos resultados podem ser considerados conclusivos.

INCORRETA. Barlow & Durand (2008) trazem o relato de diversas pesquisas que denotam resultados conclusivos sobre os quadros de ansiedade e depressão, portanto, opção ERRADA.

 

c)  São dois transtornos completamente diferentes, portanto, não compartilham nenhum sintoma.

INCORRETA. O reconhecimento da CID- 10 através da categoria de transtorno misto de ansiedade e depressão indicam uma condição mental onde os sintomas podem compartilhar aspectos semelhantes, porém, diagnosticados em apenas um quadro, além disso, acompanhe o que Barlow & Durand (2008, p.130) destacam:

“As altas taxas de comorbidade para transtornos de ansiedade e transtornos relacionados (e depressão) enfatizam o fato de que todos esses transtornos partilham características comuns de ansiedade e pânico descritas aqui. Eles também partilham as mesmas vulnerabilidades - biológicas e psicológicas - de desenvolver ansiedade e pânico.”

  

d)  Quase todas as pessoas que são deprimidas são ansiosas, mas nem todas as pessoas ansiosas são deprimidas.

CORRETA. Na realidade, a assertiva, provavelmente foi depreendida da colocação realizada por Barlow & Durand (2008, p.96) neste trecho:

“Desde a publicação do DSM-IV, vários estudos reavaliaram esse problema para observar se o misto de ansiedade e depressão poderia ser incluído no DSM-5 {Weisberg, Maki, Culpepper & Keller, 2005). A conclusão geral foi que, embora as pessoas apresentem esses sintomas, é relativamente raro na ausência de um transtorno de ansiedade ou humor, os sintomas mistos de ansiedade e depressão não duram muito tempo e foi muito diflcil identificar a condição de forma confiável.”

 

e)  Os sintomas da ansiedade e da depressão são subjetivos, não se pode afirmar nada a respeito dessa aparente sobreposição.

INCORRETA. Barlow & Durand (2008, p.130) mencionam:

“A ansiedade e o pânico não precisam ocorrer juntos, mas faz sentido que assim ocorram, frequentemente.”

 

__________________

Fonte consultada:

Barlow, D. H & Durand, V. M. (2008). Psicopatologia: uma abordagem integrada. São Paulo: Cengage Learning,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *