De acordo com Cunha e cols. (2000), com relação ao conteúdo do pensamento existem diversos transtornos, dentre os quais:
- A) desagregação e inibição do pensamento.
- B) delirium e ideias supervalorizadas.
- C) desagregação e fuga de ideias.
- D) ideias supervalorizadas e perseveração.
- E) delirium e inibição do pensamento.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) delirium e ideias supervalorizadas.
Gabarito Letra B
De acordo com Cunha e cols. (2000), com relação ao conteúdo do pensamento existem diversos transtornos, dentre os quais:
a) desagregação e inibição do pensamento.
Errado. A desagregação e a inibição do pensamento são alterações do curso do pensamento.
b) delirium e ideias supervalorizadas.
Certo!
“No exame do conteúdo do pensamento, encontra-se, historicamente, o maior acervo de estudos sobre essa função psíquica, sendo os principais transtornos nessa área os delírios, as idéias supervalorizadas e o delirium.
Os delírios (do latim de, fora, e liros, sulco; sair da trilha arada, desviar o arado do sulco) podem ser classificados de diversas maneiras: a) conforme a sua temática (de desconfiança, de perseguição, de influência, de prejuízo, de referência, de autopreferência, de ciúme, de grandeza, de descendência ou de linhagem ilustre [genealógico], de invenção, de transformação cósmica, de prestígio, de missão divina, de reforma social, de possessão diabólica ou divina, de natureza hipocondríaca, de negação e transformação, de culpa, de auto-acusação, de ruína e vários outros, de acordo com a plasticidade da trama delirante); b) conforme o grau de elaboração (sistematizados e não-sistematizados); c) conforme o curso evolutivo (agudos e crônicos).
As idéias supervalorizadas são aquelas situações em que a alteração afetiva do paciente causa uma perturbação da capacidade de ajuizar, sem a gravidade e a convicção dos delírios. A esta tendência, determinada mais por fatores afetivos do que por fatores lógicos, denomina-se clinicamente de inclinação das idéias, e, quando tal idéia absorve a personalidade do indivíduo e passa a determinar sua conduta, temos o que se denomina de idéia sobrevalorizada ou juízo desviado. Quando tais manifestações se tornam irredutíveis, quando o indivíduo perde a capacidade de estabelecer o confronto entre o objetivo e o subjetivo, então já se fala em juízos delirantes.
Quanto ao delirium, emprega-se esta forma latina para caracterizar uma alteração da consciência-vigilância de natureza orgânica, com a presença de delírios, por exemplo, delirium tremens, delirium febril.”
c) desagregação e fuga de ideias.
Errado. Essas também são alterações do curso do pensamento.
d) ideias supervalorizadas e perseveração.
Errado. A perseveração também é uma alteração do curso do pensamento.
e) delirium e inibição do pensamento.
Errado. Como dissemos, a inibição do pensamento é uma alteração do curso do pensamento.
Nosso gabarito é Letra B.
Fonte: Jurema Alcides Cunha. Psicodiagnóstico-V.– 5. ed. rev. e ampl. – – Porto Alegre : Artmed, 2007.
Deixe um comentário