Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

De acordo com Dalgalarrondo, em “Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais” (2008), em relação às síndromes hipocondríacas e somatizações, assinale a opção correta.

Resposta:

A alternativa correta é letra D) A somatização pode ocorrer na presença de doença física demonstrável, assim como na ausência de qualquer patologia física.

   

De acordo com Dalgalarrondo, em "Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais" (2008), em relação às síndromes hipocondríacas e somatizações, assinale a opção correta.

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"SÍNDROMES HIPOCONDRÍACAS E SOMATIZAÇÃO

 

Nos quadros hipocondríacos, predominam os temores e as preocupações intensas com a idéia de ter uma doença grave. Essas idéias surgem geralmente a partir de sensações corporais ou sinais físicos insignificantes. O indivíduo procura constantemente os médicos e os serviços de saúde para ter garantias de que não tem doença grave. Entretanto, embora haja uma preocupação enorme com a possibilidade de sofrer de tais doenças, essas preocupações não possuem caráter delirante, podendo o indivíduo fazer uma crítica, em algum momento, quanto ao caráter absurdo de suas preocupações.

 

Já a somatização é um termo de significação muito ampla, referente ao processo pelo qual um indivíduo usa (consciente ou inconscientemente) seu corpo ou sintomas corporais para fins psicológicos ou para obter ganhos pessoais. Os sintomas comuns são dores difusas (cefaléias, lombalgias, artralgias, dores abdominais, "corpalgias", etc.), sintomas gastrintestinais (náuseas, diarréias, dispepsias, etc.) e síndromes pseudoneurológicas.

 

A somatização pode ocorrer na presença de doença física demonstrável (intensificando demasiadamente a sua apresentação sintomática), assim como na ausência de qualquer patologia física. Em geral, há o desejo de adquirir o papel de doente físico para obter ganhos primários (psicológicos, intrapsíquicos) ou secundários (sociais ou interpessoais). A somatização pode servir como um meio de comunicação quando a expressão verbal mais direta está bloqueada. Pode também representar uma forma de expressão de sofrimento e desconforto em pessoas que não conseguem reconhecer e verbalizar seus sentimentos.

(...)

Os quadros de somatização podem ser situacionais e transitórios (durante uma fase difícil da vida), ou estáveis e duradouros, passando a ser um estilo ou modo de conduzir a vida (Ford, 1986). Os indivíduos hipocondríacos e somatizadores tendem a rejeitar a idéia de que seu sofrimento seja de origem psicológica ou psicossocial."

 

Fonte: "Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais" (Dalgalarrondo)

 

Portanto, encontramos a resposta na Letra D.


a)  Nos quadros hipocondríacos, predominam temores intensos com a ideia de se ter uma doença grave, possuindo tais preocupações caráter delirante, sem que o indivíduo possa fazer crítica ao absurdo de tais preocupações.

 

b)  A somatização pode ocorrer apenas na ausência de qualquer patologia física demonstrável.


c)  Nos quadros de somatização, não se pode falar em desejo, por parte do paciente, de adquirir o papel de doente físico para obter ganhos psicológicos ou sociais.


d)  A somatização pode ocorrer na presença de doença física demonstrável, assim como na ausência de qualquer patologia física.


e)  Quadros de somatização são sempre situacionais e transitórios, mas nunca estáveis e duradouros como um modo de conduzir a vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *