De acordo com DSM – IV, o Transtorno de Aspeger pode ser diferenciado do Transtorno Autista pelo fato daquele ser caracterizado pela ausência de:
- A) estereotipias.
- B) contato visual.
- C) prejuízo na interação social.
- D) prejuízo na área ocupacional.
- E) atraso no desenvolvimento da linguagem.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) atraso no desenvolvimento da linguagem.
Gabarito Letra E
De acordo com DSM - IV, o Transtorno de Aspeger pode ser diferenciado do Transtorno Autista pelo fato daquele ser caracterizado pela ausência de:
a) estereotipias.
b) contato visual.
c) prejuízo na interação social.
d) prejuízo na área ocupacional.
e) atraso no desenvolvimento da linguagem.
No DSM-IV o transtorno de Asperger se diferenciava por não haver atraso no desenvolvimento da linguagem, quando comparado com o transtorno autista:
“O Transtorno de Asperger pode ser diferenciado do Transtorno Autista pela ausência de atraso no desenvolvimento da linguagem. O Transtorno de Asperger não é diagnosticado se são satisfeitos critérios para o Transtorno Autista.”
Entretanto, para o DSM-V, não há uma diferenciação entre esses transtornos:
“Fusão de transtorno autista, transtorno de Asperger e transtorno global do desenvolvimento no transtorno do espectro autista. Os sintomas desses transtornos representam um continuum único de prejuízos com intensidades que vão de leve a grave nos domínios de comunicação social e de comportamentos restritivos e repetitivos em vez de constituir transtornos distintos. Essa mudança foi implementada para melhorar a sensibilidade e a especificidade dos critérios para o diagnóstico de transtorno do espectro autista e para identificar alvos mais focados de tratamento para os prejuízos específicos observados”
Nosso gabarito é Letra E, mas essa questão está desatualizada.
Referência
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2014
Deixe um comentário