Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

De acordo com Kaplan, Sadock e Grebb (1997), dentre os transtornos de personalidade, qual deles apresenta como característica clínica central a hipersensibilidade à rejeição?

Resposta:

A alternativa correta é letra D) Esquiva.

Gabarito Letra D

a)  Esquizoide.

Errado. Pessoas com personalidade esquizoide não aparentam se importar com a opinião dos outros.

Pessoas com transtorno da personalidade esquizoide parecem frias e indiferentes; exibem um retraimento distante e demonstram falta de envolvimento com eventos diários e com as preocupações de terceiros. Parecem caladas, distantes, isoladas e insociáveis. Podem viver suas vidas com extraordinariamente pouca necessidade ou vontade de formar laços afetivos e são as últimas a perceber mudanças na moda popular.”

b)  Dependente.

Errado. A característica central da personalidade dependente é um padrão global de comportamento dependente e submisso.

 

c)  Esquizotípica.

Errado. Veja as características clínicas da personalidade esquizotípica:

“Indivíduos com transtorno da personalidade esquizotípica exibem perturbação de pensamento e comunicação. Embora não haja transtorno do pensamento totalmente manifesto, sua fala pode ser distinta ou peculiar, pode fazer sentido apenas para eles mesmos e com frequência necessita de interpretação. Assim como ocorre com os afetados por esquizofrenia, o indivíduo com transtorno da personalidade esquizotípica pode desconhecer seus próprios sentimentos e ainda assim ter extrema sensibilidade e consciência a respeito dos sentimentos dos outros, sobretudo os negativos, como de raiva. Esses indivíduos podem ser supersticiosos ou alegar poderes de clarividência e acreditar ser dotados de poderes especiais de pensamento e insight. Seu mundo interior pode estar cheio de relacionamentos imaginários vívidos e temores e fantasias infantis. Eles podem admitir ilusões da percepção ou macropsia e confessar que outras pessoas parecem ser feitas de madeira e todas iguais.”

 

d)  Esquiva.

Certo!

A hipersensibilidade à rejeição por outros é a característica clínica fundamental do transtorno da personalidade evitativa, e o traço principal da personalidade é a timidez. Essas pessoas desejam o afeto e a segurança da companhia humana, mas justificam sua esquiva a relacionamentos por meio de seu suposto medo de rejeição. Ao conversar com alguém, elas expressam incerteza, demonstram falta de autoconfiança e podem falar de modo discreto. Visto serem hipervigilantes quanto a rejeição, temem falar em público ou fazer pedidos a outras pessoas. Têm inclinação a interpretar mal os comentários dos outros como depreciativos ou ridicularizadores. A recusa de qualquer pedido as leva ao retraimento e se sentirem magoados. Na esfera profissional, pacientes com transtorno da personalidade evitativa costumam assumir empregos que recebem pouca atenção. Eles raramente alcançam muito avanço pessoal ou exercem muita autoridade, mas parecem tímidos e ansiosos por agradar. Essas pessoas, em geral, não estão dispostas a começar relacionamentos a menos que recebam uma forte garantia de aceitação sem críticas. Por consequência, costumam não ter amigos íntimos nem confidentes.”

 

e)  Narcisista.

Errado. A característica central da personalidade narcisista é um sentimento de autoimportância grandioso; consideram-se especiais e esperam tratamento especial.

 

Nosso gabarito é Letra D.

 

Fonte: Sadock, Benjamin J. Compêndio de psiquiatria : ciência do comportamento e psiquiatria clínica. Porto Alegre : Artmed, 2017.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *