De acordo com Kaplan, Sadock e Grebb (1997), sobre o e transtorno esquizofreniforme, é correto afirmar que
- A) é idêntico em todos os aspectos à esquizofrenia, exceto pela duração dos sintomas, que são de, no mínimo, duas semanas, porém menos de um mês.
- B) parentes de pacientes com transtorno esquizofreniforme estão menos propensos a terem transtornos do humor do que os parentes dos pacientes com esquizofrenia.
- C) a presença de sintomas afetivos pode predizer um curso favorável, já um afeto embotado pode predizer um curso desfavorável.
- D) a prevalência do transtorno entre os sexos é maior em homens, principalmente em adultos com idade mais avançada.
- E) os bons aspectos de prognóstico incluem um início lento, ausência de prejuízo cognitivo e sintomas afetivos, ainda que deficitários.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) a presença de sintomas afetivos pode predizer um curso favorável, já um afeto embotado pode predizer um curso desfavorável.
Gabarito Letra C
De acordo com Kaplan, Sadock e Grebb (1997), sobre o e transtorno esquizofreniforme, é correto afirmar que
a) é idêntico em todos os aspectos à esquizofrenia, exceto pela duração dos sintomas, que são de, no mínimo, duas semanas, porém menos de um mês.
Errado. O transtorno esquizofreniforme dura entre 1 e 6 meses.
b) parentes de pacientes com transtorno esquizofreniforme estão menos propensos a terem transtornos do humor do que os parentes dos pacientes com esquizofrenia.
Errado. Na verdade, eles estão mais propensos.
“Vários estudos mostraram que parentes de indivíduos com transtorno esquizofreniforme têm alto risco de ter outros transtornos psiquiátricos, mas a distribuição destes difere daquela vista nos parentes de pessoas com esquizofrenia e transtornos bipolares. Especificamente, os parentes de pacientes com transtorno esquizofreniforme são mais propensos a apresentar transtornos do humor do que os parentes de daqueles com esquizofrenia, e mais propensos a ter diagnóstico de transtorno do humor psicótico do que os parentes daqueles com transtornos bipolares.”
c) a presença de sintomas afetivos pode predizer um curso favorável, já um afeto embotado pode predizer um curso desfavorável.
Certo!
“Os sinais e sintomas clínicos e o exame do estado mental de um paciente com transtorno esquizofreniforme são idênticos aos de um paciente com esquizofrenia. Entretanto, a presença de sintomas afetivos pode predizer um curso favorável. Em contrapartida, um afeto plano ou embotado pode predizer um curso desfavorável.”
d) a prevalência do transtorno entre os sexos é maior em homens, principalmente em adultos com idade mais avançada.
Errado. Pouco se sabe a respeito da incidência, da prevalência e da proporção entre os sexos do transtorno esquizofreniforme, mas há indicativos que ele é mais frequente entre homens, entretanto, esse transtorno é bem mais comum em adolescentes e adultos jovens.
e) os bons aspectos de prognóstico incluem um início lento, ausência de prejuízo cognitivo e sintomas afetivos, ainda que deficitários.
Errado. Os bons aspectos de prognóstico incluem um rápido início, um grau de prejuízo cognitivo, bom ajuste pré-mórbido e ausência de sintomas afetivos deficitários.
Nosso gabarito é Letra C
Fonte: Sadock, Benjamin J. Compêndio de psiquiatria : ciência do comportamento e psiquiatria clínica. Porto Alegre : Artmed, 2017.
Deixe um comentário