De acordo com o CID-10, a síndrome de Asperger é um transtorno de validade nosológica incerta, tendo como principal característica
- A) alteração qualitativa das interações sociais recíprocas e repertório de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo.
- B) evolução e ocorrência de comportamentos estereotipados semelhantes aos do autismo, mas que tendem a desaparecer na idade adulta.
- C) delírios e alucinações semelhantes aos da esquizofrenia, cuja ocorrência é periódica e de duração limitada.
- D) instabilidade emocional acentuada, semelhante à do transtorno bipolar, sem a natureza cíclica deste último.
- E) rápida resposta a medicação estimulante, com redução significativa de delírios e comportamentos estereotipados.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) alteração qualitativa das interações sociais recíprocas e repertório de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo.
De acordo com o CID-10, a síndrome de Asperger é um transtorno de validade nosológica incerta, tendo como principal característica
Observe o que o CID-10 fala sobre a Síndrome de Asperger:
"F84.5 Síndrome de Asperger
Transtorno de validade nosológica incerta, caracterizado por uma alteração qualitativa das interações sociais recíprocas, semelhante à observada no autismo, com um repertório de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo. Ele se diferencia do autismo essencialmente pelo fato de que não se acompanha de um retardo ou de uma deficiência de linguagem ou do desenvolvimento cognitivo. Os sujeitos que apresentam este transtorno são em geral muito desajeitados. As anomalias persistem freqüentemente na adolescência e idade adulta. O transtorno se acompanha por vezes de episódios psicóticos no início da idade adulta."
Com base nisso, encontramos a resposta na Letra A.
a) alteração qualitativa das interações sociais recíprocas e repertório de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo.
b) evolução e ocorrência de comportamentos estereotipados semelhantes aos do autismo, mas que tendem a desaparecer na idade adulta.
c) delírios e alucinações semelhantes aos da esquizofrenia, cuja ocorrência é periódica e de duração limitada.
d) instabilidade emocional acentuada, semelhante à do transtorno bipolar, sem a natureza cíclica deste último.
e) rápida resposta a medicação estimulante, com redução significativa de delírios e comportamentos estereotipados.
Deixe um comentário