De acordo com o CID-10, o agrupamento “transtornos de personalidade”
- A) não deve ser reconhecido como categoria nosológica, dado o caráter controverso do conceito de personalidade.
- B) tem como característica fundamental a ausência de sofrimento psíquico do portador do transtorno.
- C) não é considerado como psicopatológico, no sentido estrito, sendo incluído no Eixo III – fatores contextuais.
- D) abrange desvios de conduta relativos ao âmbito interpessoal, particularmente no que tange ao compartilhamento dos sistemas de valores.
- E) refere-se a desvios significativos das percepções, pensamentos, sensações e relações com os outros em relação àquelas de um indivíduo médio de uma dada cultura.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) refere-se a desvios significativos das percepções, pensamentos, sensações e relações com os outros em relação àquelas de um indivíduo médio de uma dada cultura.
De acordo com o CID-10, o agrupamento “transtornos de personalidade”
Observe o que diz o CID-10:
(Eixo II)
"F60-F69 Transtornos da personalidade e do comportamento do adulto
Este agrupamento compreende diversos estados e tipos de comportamento clinicamente significativos que tendem a persistir e são a expressão característica da maneira de viver do indivíduo e de seu modo de estabelecer relações consigo próprio e com os outros. Alguns destes estados e tipos de comportamento aparecem precocemente durante o desenvolvimento individual sob a influência conjunta de fatores constitucionais e sociais, enquanto outros são adquiridos mais tardiamente durante a vida. Os transtornos específicos da personalidade (F60.-), os transtornos mistos e outros transtornos da personalidade (F61.-), e as modificações duradouras da personalidade (F62.-), representam modalidades de comportamento profundamente enraizadas e duradouras, que se manifestam sob a forma de reações inflexíveis a situações pessoais e sociais de natureza muito variada. Eles representam desvios extremos ou significativos das percepções, dos pensamentos, das sensações e particularmente das relações com os outros em relação àquelas de um indivíduo médio de uma dada cultura. Tais tipos de comportamento são geralmente estáveis e englobam múltiplos domínios do comportamento e do funcionamento psicológico. Freqüentemente estão associados a sofrimento subjetivo e a comprometimento de intensidade variável do desempenho social."
Com base nisso, encontramos a resposta na Letra E.
a) não deve ser reconhecido como categoria nosológica, dado o caráter controverso do conceito de personalidade.
b) tem como característica fundamental a ausência de sofrimento psíquico do portador do transtorno.
c) não é considerado como psicopatológico, no sentido estrito, sendo incluído no Eixo III – fatores contextuais.
d) abrange desvios de conduta relativos ao âmbito interpessoal, particularmente no que tange ao compartilhamento dos sistemas de valores.
e) refere-se a desvios significativos das percepções, pensamentos, sensações e relações com os outros em relação àquelas de um indivíduo médio de uma dada cultura.
Deixe um comentário