De acordo com o DSM-5, sobre Transtorno de Ansiedade de Doença, analisar os itens abaixo:
I. A preocupação com a ideia de estar doente é acompanhada por uma ansiedade substancial com relação à saúde e à doença.
II. A doença torna-se um aspecto central na identidade e na autoimagem da pessoa, um assunto frequente em conversas sociais e uma resposta característica a eventos estressantes da vida.
III. Sintomas somáticos não estão presentes ou, caso estejam, são de intensidade apenas leve.
Está(ão) CORRETO(S):
- A) Somente o item I.
- B) Somente os itens I e II.
- C) Somente os itens I e III.
- D) Somente os itens II e III.
- E) Todos os itens.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) Todos os itens.
CORRETA. Conforme o DSM-5 (2014, p.316):
“A preocupação com a ideia de estar doente é acompanhada por uma ansiedade substancial com relação a saúde e doença. Indivíduos com transtorno de ansiedade de doença tornam-se facilmente assustados por doenças, como ao saber que alguém ficou doente ou ao ler uma reportagem relacionada à saúde”
CORRETA. Segundo o DSM-5 (2014, p.316):
“A doença torna-se um aspecto central na identidade e na autoimagem da pessoa, um assunto frequente em conversas sociais e uma resposta característica a eventos estressantes da vida. Indivíduos com o transtorno costumam examinar-se repetidamente (p. ex., examinam a própria garganta no espelho)”
CORRETA. De acordo com o DSM-5 (2014, p.315):
“Sintomas somáticos não estão presentes ou, se estiverem, são de intensidade apenas leve. Se uma outra condição médica está presente ou há risco elevado de desenvolver uma condição médica (p. ex., presença de forte história familiar), a preocupação é claramente excessiva ou desproporcional.”
Considerando a análise das proposições apresentadas, ratifica-se que TODAS AS PROPOSIÇÕES ESTÃO CORRETAS, portanto, LETRA “E”.
_______________
Fonte consultada:
Associação Psiquiátrica Americana (APA). Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
Deixe um comentário