De acordo com o DSM-IV, as características essenciais do Transtorno Obsessivo-Compulsivo são obsessões ou compulsões recorrentes (Critério A) suficientemente severas para consumirem tempo (mais de uma hora por dia) ou causar sofrimento acentuado ou prejuízo significativo (Critério C). Sobre esse transtorno, é correto afirmar que
- A) as compulsões, por definição, ou são claramente excessivas, ou não têm conexão realista com o que visam neutralizar ou evitar.
- B) tanto as obsessões quanto as compulsões podem ser controladas pelo indivíduo se ele de fato se propuser a controlá-las.
- C) as compulsões são egossintônicas e percebidas como racionais pelo indivíduo, o que retarda a procura por ajuda especializada.
- D) as obsessões de modo geral estão relacionadas a problemas e conflitos que o indivíduo vivencia atualmente.
- E) o indivíduo atribui as obsessões a fatores externos que as impõem, sendo incapaz de perceber que são produto da própria mente.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) as compulsões, por definição, ou são claramente excessivas, ou não têm conexão realista com o que visam neutralizar ou evitar.
Análise das alternativas:
a) as compulsões, por definição, ou são claramente excessivas, ou não têm conexão realista com o que visam neutralizar ou evitar.
CORRETA. Esta é a única alternativa coerente com o quadro sintomático do transtorno mencionado, segundo o DSM-IV. Portanto, será nossa resposta.
b) tanto as obsessões quanto as compulsões podem ser controladas pelo indivíduo se ele de fato se propuser a controlá-las.
INCORRETA. A qualidade intrusiva e inadequada das obsessões é chamada de "ego-distônica". O termo refere-se ao sentimento do indivíduo de que o conteúdo da obsessão é estranho, não está dentro de seu próprio controle nem é a espécie de pensamento que ele esperaria ter.
c) as compulsões são egossintônicas e percebidas como racionais pelo indivíduo, o que retarda a procura por ajuda especializada.
INCORRETA. O critério B para o TOC é que, em algum ponto durante o curso do transtorno, o indivíduo reconheça que as obsessões ou compulsões são excessivas ou irracionais.
d) as obsessões de modo geral estão relacionadas a problemas e conflitos que o indivíduo vivencia atualmente.
INCORRETA. As obsessões mais comuns são pensamentos repetidos acerca de contaminação, dúvidas repetidas, uma necessidade de organizar as coisas em determinada ordem, impulsos agressivos ou horrorizantes e imagens sexuais, ou seja, não estão relacionados a conflitos que o indivíduo vivencia atualmente.
e) o indivíduo atribui as obsessões a fatores externos que as impõem, sendo incapaz de perceber que são produto da própria mente.
INCORRETA. O indivíduo é capaz de reconhecer que as obsessões são produto de sua própria mente e não impostas a partir do exterior (como na inserção de pensamento).
Deixe um comentário