De acordo com o DSM IV — TR, das alternativas abaixo é correto afirmar que
- A) o transtorno de Tourette é uma perturbação da consciência, desenvolvida em curto período de tempo e acompanhada por uma alteração na cognição.
- B) as características essenciais de uma Parafilia consistem em fantasias, anseios sexuais ou comportamentos recorrentes, intensos e sexualmente excitantes.
- C) a característica da encoprese consiste na repetida emissão de urina, diurna ou noturna na cama ou na roupa.
- D) a característica essencial do Transtorno de Somatização é a presença de sintomas ou déficits afetando a função motora ou sensorial, que sugerem uma condição neurológica ou outra condição médica geral,
- E) a esquizofrenia é um transtorno do humor caracterizada por um ou mais episódios Depressivos Maiores.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) as características essenciais de uma Parafilia consistem em fantasias, anseios sexuais ou comportamentos recorrentes, intensos e sexualmente excitantes.
De acordo com o DSM IV — TR, das alternativas abaixo é correto afirmar que
Base teórica para a compreensão da questão
A questão encontra-se desatualizada pois ainda foi feita baseada em versão revogada do DSM, no caso, DSM-IV-TR. Especificamente sobre o termo “parafilia” e o “Transtorno parafílico”, o DSM-5 (versão que substituiu o DSM-IV-TR) expressa o seguinte:
- Sobre o termo “parafilia”: “O termo parafilia representa qualquer interesse sexual intenso e persistente que não aquele voltado para a estimulação genital ou para carícias preliminares com parceiros humanos que consentem e apresentam fenótipo normal e maturidade física. DSM-5 (2014, p.685).
- Transtorno parafílico: “Um transtorno parafílico é uma parafilia que está causando sofrimento ou prejuízo ao indivíduo ou uma parafilia cuja satisfação implica dano ou risco de dano pessoal a outros. Uma parafilia é condição necessária, mas não suficiente, para que se tenha um transtorno parafílico, e uma parafilia por si só não necessariamente justifica ou requer intervenção clínica.” DSM – V (2014, p. 685).
Com base nos dois recortes textuais apresentados, alguns importantes destaques sobre o assunto são apresentados; acompanhe:
- 1) Observe que “Parafilia” nem sempre é comportamento patológico ou necessita de tratamento clínico;
- 2) A principal diferença do Transtorno Parafilico para a Parafilia, ocorre justamente, pela produção de sofrimento ou prejuízo ao sujeito;
Análise das alternativas
a) o transtorno de Tourette é uma perturbação da consciência, desenvolvida em curto período de tempo e acompanhada por uma alteração na cognição.
Incorreta. Corrigindo: Os critérios estabelecidos pelo DSM-IV-TR para o transtorno de Tourette consistiam em múltiplos tiques motores e um ou mais tiques vocais.
b) as características essenciais de uma Parafilia consistem em fantasias, anseios sexuais ou comportamentos recorrentes, intensos e sexualmente excitantes.
Correta. Para as mudanças ocorridas do DSM-IV-TR para o DSM-5 no que tange a “parafilia” acompanhe o tópico supracitado “Base teórica para a compreensão da questão”.
c) a característica da encoprese consiste na repetida emissão de urina, diurna ou noturna na cama ou na roupa.
Incorreta. Corrigindo: a encoprese, também conhecida como incontinência fecal, corresponde a um distúrbio do movimento intestinal em crianças que envolve a defecação em locais inapropriados, principalmente, em si mesmas.
d) a característica essencial do Transtorno de Somatização é a presença de sintomas ou déficits afetando a função motora ou sensorial, que sugerem uma condição neurológica ou outra condição médica geral
Incorreta. Corrigindo: do DSM-IV-TR para o DSM-5, o diagnóstico de Transtorno de Somatização sofreu alterações; conforme o DSM-5 (2014, p.813): “Os diagnósticos de transtorno de somatização, hipocondria, transtorno doloroso e transtorno somatoforme indiferenciado foram removidos. Os indivíduos previamente diagnosticados com transtorno de somatização em geral terão sintomas que irão satisfazer os critérios do DSM-5 para transtorno de sintomas somáticos, mas somente se eles tiverem os pensamentos, sentimentos e comportamentos desadaptativos que definem o transtorno, além dos seus sintomas somáticos.”
e) a esquizofrenia é um transtorno do humor caracterizada por um ou mais episódios Depressivos Maiores.
Incorreta. Corrigindo: o diagnóstico de Esquizofrenia sofreu alterações significativas do DSM-IV-TR para o DSM-5; uma das principais alterações, conforme Araújo & Lotufo (2014, 72) foi a de que “o DSM-5 abandonou a divisão da esquizofrenia em subtipos: paranóide, desorganizada, catatônica indiferenciada e residual. Os subtipos apresentavam pouca validade e não refletiam diferenças quanto ao curso da doença ou resposta ao tratamento.”
_______________
Fonte consultada:
¹ Associação Psiquiátrica Americana (APA). Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
Araújo, Álvaro Cabral, & Lotufo Neto, Francisco. (2014). A nova classificação Americana para os Transtornos Mentais: o DSM-5. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, 16(1), 67-82.
Deixe um comentário