De acordo com o DSM-IV-TR (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais), a característica essencial do Transtorno Bipolar I quanto às características diagnósticas é um curso clínico caracterizado pela ocorrência de um ou mais Episódios
- A) de Hiperatividade ou Episódios de Déficit de Atenção.
- B) Fóbicos ou Episódios de Ataque de Pânico.
- C) Ansiosos ou Episódios de Estresse Agudo.
- D) Hipomaníacos ou Episódios Hiperansiosos.
- E) Maníacos ou Episódios Mistos.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) Maníacos ou Episódios Mistos.
Segundo o DSM-IV-TR (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais)
A característica essencial do Transtorno Bipolar I é um curso clínico caracterizado pela ocorrência de um ou mais Episódios Maníacos ou Episódios Mistos. Com freqüência, os indivíduos também tiveram um ou mais Episódios Depressivos Maiores.
O transtorno bipolar tipo I tem como característica predominante a Mania. Enquanto que no transtorno bipolar tipo II, há predomínio de episódios depressivos maiores. Sabendo dessa informação, conseguimos eliminar as alternativas A, B e C, que não citam nenhum tipo de mania e, portanto, não caracteriza o tipo I. A única que poderia nos deixar em dúvida é a alternativa D, pelo fato de citar a hipomania. No entanto, sabemos que o episódio hipomaníaco é próprio do transtorno bipolar tipo II, acompanhando os episódios depressivos maiores. Por isso, conseguimos eliminá-la.
Com base nas informações acima, podemos dizer que o Transtorno Bipolar I tem um curso clínico caracterizado pela ocorrência de um ou mais Episódios Maníacos ou Episódios Mistos.
Deixe um comentário