De acordo com o DSM-IV-TR, um indivíduo enlutado:
- A) considera seu humor deprimido como adequado.
- B) apresenta sintomas como retardo psicomotor acentuado e prejuízo funcional prolongado que podem ser indicativos de transtorno de ansiedade.
- C) não costuma buscar auxílio mesmo quando apresenta insônia ou anorexia.
- D) pode apresentar sintomas característicos de um episódio depressivo maior.
- E) vivencia o luto dentro de um tempo e um modo de expressão universais.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) pode apresentar sintomas característicos de um episódio depressivo maior.
Gabarito Letra D
De acordo com o DSM-IV-TR, um indivíduo enlutado:
a) considera seu humor deprimido como adequado.
b) apresenta sintomas como retardo psicomotor acentuado e prejuízo funcional prolongado que podem ser indicativos de transtorno de ansiedade.
c) não costuma buscar auxílio mesmo quando apresenta insônia ou anorexia.
d) pode apresentar sintomas característicos de um episódio depressivo maior.
e) vivencia o luto dentro de um tempo e um modo de expressão universais.
Primeiro é importante ressaltar que o DSM mais atual é o V, não mais o IV-TR.
Depois, temos que lembrar que o luto é uma situação normal, que pode se tornar patológica mas não necessariamente, e que sofre grandes influências da cultura em que o indivíduo está inserido, ou seja, não há um modo de expressão nem um tempo de duração universal.
O luto pode apresentar características semelhantes aos da depressão, e por isso é importante saber diferencia-los:
“Ao diferenciar luto de um episódio depressivo maior (EDM), é útil considerar que, no luto, o afeto predominante inclui sentimentos de vazio e perda, enquanto no EDM há humor deprimido persistente e incapacidade de antecipar felicidade ou prazer. A disforia no luto pode diminuir de intensidade ao longo de dias a semanas, ocorrendo em ondas, conhecidas como “dores do luto”. Essas ondas tendem a estar associadas a pensamentos ou lembranças do falecido. O humor deprimido de um EDM é mais persistente e não está ligado a pensamentos ou preocupações específicos. A dor do luto pode vir acompanhada de emoções e humor positivos que não são característicos da infelicidade e angústia generalizadas de um EDM. O conteúdo do pensamento associado ao luto geralmente apresenta preocupação com pensamentos e lembranças do falecido, em vez das ruminações autocríticas ou pessimistas encontradas no EDM. No luto, a autoestima costuma estar preservada, ao passo que no EDM sentimentos de desvalia e aversão a si mesmo são comuns. Se presente no luto, a ideação autodepreciativa tipicamente envolve a percepção de falhas em relação ao falecido (p. ex., não ter feito visitas com frequência suficiente, não dizer ao falecido o quanto o amava). Se um indivíduo enlutado pensa em morte e em morrer, tais pensamentos costumam ter o foco no falecido e possivelmente em “se unir” a ele, enquanto no EDM esses pensamentos têm o foco em acabar com a própria vida em razão dos sentimentos de desvalia, de não merecer estar vivo ou da incapacidade de enfrentar a dor da depressão.”
Assim, a alternativa correta é a que afirma que o indivíduo enlutado pode apresentar sintomas característicos de um episódio depressivo maior.
Nosso gabarito é Letra D.
Referência
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2014
Deixe um comentário