De acordo com o DSM – V sobre os transtornos do neurodesenvolvimento, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
I. Os transtornos do neurodesenvolvimento representam um grupo de condições com início no período do desenvolvimento. Sua manifestação acontece cedo no desenvolvimento, em geral antes de a criança ingressar na escola, sendo caracterizados por déficits no desenvolvimento que acarretam prejuízos no funcionamento pessoal, social, acadêmico ou profissional.
II. No transtorno de deficiência intelectual os especificadores quanto aos níveis de gravidade são definidos com base no funcionamento adaptativo, e não em escores de QI, uma vez que é o funcionamento adaptativo que determina o nível de apoio necessário.
III. Dentro dos critérios diagnóstico do transtorno do espectro autista, é considerado que os sintomas devem estar presentes precocemente no período do desenvolvimento, mas, podem não se tornar plenamente manifestos até que as demandas sociais excedam as capacidades limitadas ou podem ser mascarados por estratégias aprendidas mais tarde na vida.
IV. Sobe as consequências funcionais do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade considera-se em média que pessoas com o transtorno alcançam escolaridade menor, menos sucesso profissional e escores intelectuais reduzidos na comparação com seus pares, embora exista grande variabilidade. Em sua forma grave, o transtorno é marcadamente prejudicial, afetando a adaptação social, familiar e escolar/profissional.
- A) Apenas I, II e III estão corretas.
- B) Apenas I, III e IV estão corretas.
- C) Apenas II e IV estão corretas.
- D) Todas estão corretas.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Todas estão corretas.
De acordo com o DSM – V sobre os transtornos do neurodesenvolvimento, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
I. Os transtornos do neurodesenvolvimento representam um grupo de condições com início no período do desenvolvimento. Sua manifestação acontece cedo no desenvolvimento, em geral antes de a criança ingressar na escola, sendo caracterizados por déficits no desenvolvimento que acarretam prejuízos no funcionamento pessoal, social, acadêmico ou profissional.
Essa afirmativa está de acordo com o seguinte texto do DSM-V:
"Os transtornos do neurodesenvolvimento são um grupo de condições com início no período do desenvolvimento. Os transtornos tipicamente se manifestam cedo no desenvolvimento, em geral antes de a criança ingressar na escola, sendo caracterizados por déficits no desenvolvimento que acarretam prejuízos no funcionamento pessoal, social, acadêmico ou profissional. Os déficits de desenvolvimento variam desde limitações muito específicas na aprendizagem ou no controle de funções executivas até prejuízos globais em habilidades sociais ou inteligência."
Assertiva Correta.
II. No transtorno de deficiência intelectual os especificadores quanto aos níveis de gravidade são definidos com base no funcionamento adaptativo, e não em escores de QI, uma vez que é o funcionamento adaptativo que determina o nível de apoio necessário.
Essa afirmativa está de acordo com os especificadores do Transtorno de Deficiência Intelectual no DSM-V:
"Especificadores
Os vários níveis de gravidade são definidos com base no funcionamento adaptativo, e não em escores de QI, uma vez que é o funcionamento adaptativo que determina o nível de apoio necessário. Além disso, medidas de QI são menos válidas na extremidade mais inferior da variação desse coeficiente."
Assertiva Correta.
III. Dentro dos critérios diagnóstico do transtorno do espectro autista, é considerado que os sintomas devem estar presentes precocemente no período do desenvolvimento, mas, podem não se tornar plenamente manifestos até que as demandas sociais excedam as capacidades limitadas ou podem ser mascarados por estratégias aprendidas mais tarde na vida.
Essa afirmativa está de acordo com o Critério Diagnóstico C do Transtorno do Espectro Autista, no DSM-V:
C. Os sintomas devem estar presentes precocemente no período do desenvolvimento (mas podem não se tornar plenamente manifestos até que as demandas sociais excedam as capacidades limitadas ou podem ser mascarados por estratégias aprendidas mais tarde na vida).
Assertiva Correta.
IV. Sobe as consequências funcionais do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade considera-se em média que pessoas com o transtorno alcançam escolaridade menor, menos sucesso profissional e escores intelectuais reduzidos na comparação com seus pares, embora exista grande variabilidade. Em sua forma grave, o transtorno é marcadamente prejudicial, afetando a adaptação social, familiar e escolar/profissional.
Essa afirmativa está de acordo com o seguinte texto do DSM-V:
"Autodeterminação variável ou inadequada a tarefas que exijam esforço prolongado frequentemente é interpretada pelos outros como preguiça, irresponsabilidade ou falta de cooperação. As relações familiares podem se caracterizar por discórdia e interações negativas. As relações com os pares costumam ser conturbadas devido a rejeição por parte daqueles, negligência ou provocações em relação ao indivíduo com TDAH. Em média, pessoas com o transtorno alcançam escolaridade menor, menos sucesso profissional e escores intelectuais reduzidos na comparação com seus pares, embora exista grande variabilidade. Em sua forma grave, o transtorno é marcadamente prejudicial, afetando a adaptação social, familiar e escolar/profissional."
Assertiva Correta.
Portanto, todas as afirmativas estão corretas. Encontramos a resposta na Letra D.
a) Apenas I, II e III estão corretas.
b) Apenas I, III e IV estão corretas.
c) Apenas II e IV estão corretas.
d) Todas estão corretas.
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