Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM5, 2014), os Transtornos Específicos de Aprendizagem estão dentro de uma categoria mais geral, chamada Transtornos do Neurodesenvolvimento. Dentre os transtornos do neurodesenvolvimento estão o Transtorno do Espectro Autista, o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, a Deficiência Intelectual e os Transtornos Específicos da Aprendizagem relacionados à leitura, escrita e matemática (dislexia, disortografia e discalculia).

A dislexia é um transtorno de aprendizagem que se caracteriza por dificuldades na leitura, escrita e soletração. Não é uma doença, trata-se de um funcionamento peculiar do cérebro para o processamento da linguagem.

São sintomas da dislexia:
 

I. Leitura de palavras é feita de forma imprecisa ou lenta, demandando muito esforço. A criança pode, por exemplo, ler palavras isoladas em voz alta, de forma incorreta (ou lenta e hesitante); frequentemente, tenta adivinhar as palavras e tem dificuldade para soletrá-las.
 

II. Dificuldade para compreender o sentido do que é lido. Pode realizar leitura com precisão, porém não compreende a sequência, as relações, as inferências ou os sentidos mais profundos do que é lido.
 

III. Dificuldade na ortografia, sendo identificado, por exemplo, adição, omissão ou substituição de vogais e/ou consoantes.
 

IV. Dificuldade com a expressão escrita, podendo ser identificados múltiplos erros de gramática ou pontuação nas frases; emprego ou organização inadequada de parágrafos; expressão escrita das ideias sem clareza.

Estão CORRETOS:

Resposta:

A alternativa correta é letra A) I, II, III, IV.

Gabarito: Letra A.

     

São sintomas da dislexia:

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"De acordo com o referido Manual, o diagnóstico da dislexia requer a identificação de pelo menos um dos seguintes sintomas:

 

1. Leitura de palavras é feita de forma imprecisa ou lenta, demandando muito esforço. A criança pode, por exemplo, ler palavras isoladas em voz alta, de forma incorreta (ou lenta e hesitante); frequentemente, tenta adivinhar as palavras e tem dificuldade para soletrá-las;

 

2. Dificuldade para compreender o sentido do que é lido. Pode realizar leitura com precisão, porém não compreende a sequência, as relações, as inferências ou os sentidos mais profundos do que é lido;

 

3. Dificuldade na ortografia, sendo identificado, por exemplo, adição, omissão ou substituição de vogais e/ou consoantes;

 

4. Dificuldade com a expressão escrita, podendo ser identificados múltiplos erros de gramática ou pontuação nas frases; emprego ou organização inadequada de parágrafos; expressão escrita das ideias sem clareza (DSM-5, 2014, p. 66)."

 

Fonte: "Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem" (Piovesan et al.)

 

Com isso, nota-se que todas as afirmativas abaixo estão de acordo com o texto.
 

I. Leitura de palavras é feita de forma imprecisa ou lenta, demandando muito esforço. A criança pode, por exemplo, ler palavras isoladas em voz alta, de forma incorreta (ou lenta e hesitante); frequentemente, tenta adivinhar as palavras e tem dificuldade para soletrá-las.
 

II. Dificuldade para compreender o sentido do que é lido. Pode realizar leitura com precisão, porém não compreende a sequência, as relações, as inferências ou os sentidos mais profundos do que é lido.
 

III. Dificuldade na ortografia, sendo identificado, por exemplo, adição, omissão ou substituição de vogais e/ou consoantes.
 

 

Portanto, encontramos a resposta na Letra A.

 

Estão CORRETOS:


a)  I, II, III, IV.
b)  I, II, III, apenas.
c)  II, III, IV apenas.
d)  I, II, IV apenas.
e)  I, III, IV.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *