Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

De modo a facilitar o reconhecimento da possibilidade de Doença Mental, assim como faz a medicina geral em relação às demais doenças, podemos aceitar a utilização de três critérios a serem utilizados conjunta e articuladamente, que são

 

Resposta:

A alternativa correta é letra B) o estatístico, o valorativo e o intuitivo.

 


 

De modo a facilitar o reconhecimento da possibilidade de Doença Mental, assim como faz a medicina geral em relação às demais doenças, podemos aceitar a utilização de três critérios a serem utilizados conjunta e articuladamente, que são

 


 

Ballone apud Sá (2010, p. 64, 65), determina três critérios (o estatístico, o valorativo e o intuitivo) para definição da normalidade do ser humano, acompanhe:

 

1. Critério estatístico: Pelo critério estatístico, normal seria o mais frequente numericamente, aquilo que é compatível com a maioria. [...]. O critério estatístico deve servir para destacar da população o não habitual, o diferente ou o não normal e, isoladamente, isso não é suficiente para autorizar, declarar esse incomum como doença. O próprio sistema cultural vigente se incumbe de argüir (sic!) os comportamentos que excedem os limites da suposta faixa de normalidade e os pensamentos que escapam de uma pretendida faixade coerência e realismo.

 

2. Critério valorativo: Um dos traços peculiares do ser humano talvez seja o desejo de ser diferente e destacar-se dos demais, sobressair-se da média. Considerando-se essa perspectiva da natureza humana de forma absoluta e isolada, podemos entendê-la como uma flagrante contradição ao primeiro critério, o estatístico. [...] No critério valorativo interessa o valor que a sociedade atribui à maneira de o indivíduo existir. Enquanto o critério estatístico utiliza termos tais como, incomum, infreqüente (sic!), desproporcional, raro, fora do comum ou diferente, no critério valorativo os adjetivos serão outros. Esses termos dizem mais respeito à qualidade que à quantidade: mórbido, nocivo, indesejável, prejudicial, degenerado, deficiente, sofrível, cruel, irracional, desadaptado e assim por diante. [...].

 

3. Critério intuitivo: Trata-se de uma inspiração alicerçada nas experiências e conhecimentos prévios, que nem sempre se encontram à disposição imediata da consciência, mas são mobilizados sem serem percebidos racionalmente por quem os utiliza. Em todas as áreas da atividade humana a intuição é utilizada. [...]. (SÁ, 2010, p. 64, 65)

 


 

Considerando as alternativas disponíveis, apenas a LETRA “B” assinala a opção que traduz os três critérios para definição da normalidade do ser humano (o estatístico, o valorativo e o intuitivo). As demais alternativas utilizam de permuta ou acréscimo de outros termos que não configuram critérios no campo mencionado a fim de confundir o candidato. Considerando isto, ratifica-se, portanto, que a alternativa “B” constitui, de fato, o GABARITO da questão analisada.

 

_______________

Fonte consultada:

SÁ, Márcia Souto Maior Mourão; VALLE, Bertha de Borja Reis do; DELOU, CristinaMaria Carvalho; et all. Introdução à psicopedagogia. 2. ed. Curitiba: IESDE Brasil S.A. , 2010.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *