Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Dentre as alternativas abaixo indique aquela referente aos transtornos geralmente diagnosticados pela primeira vez na infância ou na adolescência, de acordo com o DSM-IV-TR.

Resposta:

A alternativa correta é letra A) Retardo mental, transtornos da excreção e transtorno de aprendizagem.

  

Base teórica para a compreensão da questão

 

A questão encontra-se desatualizada pois ainda foi feita baseada em versão revogada do DSM, no caso, DSM-IV-TR; tal Manual foi substituído por outras versões nos anos sequentes. A fim de compreender as principais alterações empreendidas acompanhe a análise das alternativas.

 

Análise das alternativas

 

a)  Retardo mental, transtornos da excreção e transtorno de aprendizagem.

Correta. Embora a alternativa encontrasse respaldo no DSM-IV-TR, a partir do DSM-5, o termo “retardo mental” foi substituído pela denominação “deficiência intelectual”. Ressalta-se que a “deficiência intelectual” corresponde a um transtorno neurológico comum na infância e adolescência. De um modo geral os déficits envolvendo o quadro tem início antes dos 18 anos e abrangem tanto a cognição como o comportamento adaptativo do indivíduo.

 

b)  Transtorno de alimentação, transtorno do pânico, transtorno depressivo.

Incorreta. Na versão que substituiu o DSM-IV-TR, no caso, DSM-V, segundo Araújo & Lotufo (2014), o “Transtorno de Pânico e a Agorafobia foram separados como diagnósticos independentes, reconhecendo a existência de casos nos quais a Agorafobia ocorre sem a presença de sintomas de pânico. Além disso, a observação de que o Ataque de Pânico pode ocorrer como comorbidade em outros transtornos mentais além da ansiedade fez com que o DSM-5 incluísse o Ataque de Pânico como especificador para todos os demais transtornos”.

 

c)  transtorno de déficit de atenção, enurese, transtorno de ansiedade.

Incorreta. O capítulo dos Transtornos de Ansiedade foi reformulado no DSM-V, dessa forma “os diagnósticos de Transtorno Obsessivo Compulsivo, Transtorno de Estresse Agudo e Transtorno de Estresse Pós-Traumático foram realocados em novos capítulos” (Araújo & Lotufo, 2014, p.74).

 

d)  TOC, transtorno de tique e transtorno da comunicação.

Incorreta. No DSM-IV-TR, o TOC estava incluído nos transtornos de ansiedade, porém, no DSM-5, o TOC e transtornos relacionados passaram a constituir uma categoria diagnóstica independente.

 

e)  Dislexia, delirium, transtorno de conduta e transtorno do sono.

Incorreta. Do DSM-IV-TR para o DSM-5, o diagnóstico de Delirium sofreu alterações; conforme Araújo & Lotufo (2014) “o diagnóstico de Delirium foi atualizado incluindo maiores esclarecimentos de acordo com as evidências atualmente disponíveis. Os critérios continuam baseados em alterações da atenção, consciência e cognição que se desenvolvem no decorrer de um curto período de tempo”.

 

_______________

Fonte consultada:

Araújo, Álvaro Cabral, & Lotufo Neto, Francisco. (2014). A nova classificação Americana para os Transtornos Mentais: o DSM-5. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva16(1), 67-82.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *