Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Depressão crônica, geralmente de leve intensidade, muito duradoura. Começa no início da vida adulta e persiste por vários anos. Trata-se de

Resposta:

A alternativa correta é letra B) distimia.

 

Depressão crônica, geralmente de leve intensidade, muito duradoura. Começa no início da vida adulta e persiste por vários anos. Trata-se de

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"A depressão tem várias facetas e é preciso considerar  ainda os vários subtipos comumente encontrados na prática clínica, como: 

 
  • Episódio ou fase depressiva e transtorno depressivo recorrente – Difere nas recorrências do episódios.
 
  • Distimia – Trata-se de uma depressão crônica, geralmente de intensidade leve, muito duradoura. Começa no início da vida adulta e persiste por vários anos.
 
  • Depressão atípica – Subtipo de depressão que pode ocorrer com intensidade leve a grave, em transtorno unipolar e bipolar. Reatividade do humor aumentado, melhora rapidamente com eventos positivos, tem baixa tolerância a frustração, fobias e aspectos histriônicos.
 
  • Depressão tipo melancólica ou endógena – Nesta, não existe uma situação externa desencadeadora, ocorre disfunção devido fatores biológicos ou hereditários. Piora dos sintomas no período da manhã (melhora no período da tarde e da noite).
 
  • Depressão psicótica – É uma depressão grave, na qual ocorrem, associados aos sintomas depressivos, um ou mais sintomas psicóticos, como delírio, ruína ou culpa, delírio hipocondríaco ou de negação de órgãos ou alucinações com conteúdos depressivos
 
  • Depressão agitada ou ansiosa – É a depressão com forte componente ansioso e inquietação psicomotora. O paciente queixa-se de angústia intensa associada aos sintomas depressivos, não para quieto, insone e irritado. Em casos graves, risco de suicídio."
 

Fonte: "Depressão, transtorno de humor" (Candia)

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra B.


a)  depressão atípica.
b)  distimia.
c)  depressão endógena.
d)  estupor depressivo.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *