Desde os primórdios da semiologia psicopatológica, no século XIX, sabe-se que a atenção quase sempre está alterada nos transtornos mentais graves. As alterações mais frequentes da atenção são encontradas nas seguintes condições: transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH), transtornos de humor (depressão e mania), transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) e esquizofrenia.
Sobre o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH), informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir.
( ) Estão implicadas no TDAH alterações na atenção alternada e na atenção sustentada, enquanto não há alterações significativas na memória de trabalho.
( ) Há perturbação da inibição de respostas no TDAH, com déficits nas respostas inibitórias que, por sua vez, envolvem disfunção nas funções executivas frontais.
( ) Os processos atencionais prejudicados, a inibição falha e a impulsividade são aspectos importantes dessa condição. A dificuldade é maior quando se faz necessário um estado de vigilância para detectar informação infrequente, sobretudo quando tal informação não é motivacionalmente saliente para o sujeito.
( ) No TDAH, transtorno bastante importante na infância e na adolescência, mas também significativamente presente em adultos, há dificuldade marcante de direcionar e manter a atenção a estímulos internos e externos, pois o paciente tem a capacidade prejudicada em organizar e completar tarefas, assim como graves dificuldades em controlar seus comportamentos e impulsos.
A sequência correta é
- A) (V); (V); (F); (F).
- B) (V); (F); (V); (F).
- C) (F); (V); (V); (V).
- D) (F); (F); (F); (V).
Resposta:
A alternativa correta é letra C) (F); (V); (V); (V).
Gabarito Letra C
(F) Estão implicadas no TDAH alterações na atenção alternada e na atenção sustentada, enquanto não há alterações significativas na memória de trabalho.
Falso. A memória de trabalho fica prejudicada, sim, nesse transtorno.
“Por fim, cabe mencionar que estão também implicadas no TDAH a memória de trabalho, a mudança de tarefas e contexto (set shifting, atenção alternada) e a capacidade de manter-se na tarefa (atenção sustentada), ou seja, muitas das funções executivas frontais (Matthews; Nigg; Fair, 2014).”
(V) Há perturbação da inibição de respostas no TDAH, com déficits nas respostas inibitórias que, por sua vez, envolvem disfunção nas funções executivas frontais.
Verdadeiro!
“Há também perturbação da inibição de respostas no TDAH, com déficits nas respostas inibitórias, que, por sua vez, envolve disfunção nas funções executivas frontais. As respostas de inibição implicam inibir ou suprimir respostas inapropriadas em determinado contexto, em favor de respostas alternativas mais apropriadas. Tal autocontrole, fundamental para a regulação emocional, é exercido pelos circuitos frontoestriatais e frontossubtalâmicos. A inibição de respostas, assim como a seleção de respostas, são fatores-chave para o comportamento dirigido a objetivos, sendo os déficits em tais funções fundamentais no TDAH.”
(V) Os processos atencionais prejudicados, a inibição falha e a impulsividade são aspectos importantes dessa condição. A dificuldade é maior quando se faz necessário um estado de vigilância para detectar informação infrequente, sobretudo quando tal informação não é motivacionalmente saliente para o sujeito.
Verdadeiro!
“Os processos atencionais prejudicados, inibição falha e impulsividade são aspectos importantes dessa condição. A dificuldade é maior quando se faz necessário um estado de vigilância para detectar informação infrequente, sobretudo quando tal informação não é motivacionalmente saliente para o sujeito. Pessoas com TDAH têm, portanto, prejuízo relacionado à filtragem de estímulos irrelevantes à tarefa (embora seja questionável se a filtragem atencional é ou não o principal problema desses pacientes) (Cohen; Salloway; Zawacki, 2006; Matthews; Nigg ; Fair, 2014).”
(V) No TDAH, transtorno bastante importante na infância e na adolescência, mas também significativamente presente em adultos, há dificuldade marcante de direcionar e manter a atenção a estímulos internos e externos, pois o paciente tem a capacidade prejudicada em organizar e completar tarefas, assim como graves dificuldades em controlar seus comportamentos e impulsos.
Verdadeiro! Essa dificuldade de direcionar e manter a atenção é uma característica central do TDAH.
“No TDAH, transtorno bastante importante na infância e na adolescência, mas também significativamente presente em adultos, há dificuldade marcante de direcionar e manter a atenção a estímulos internos e externos, pois o paciente tem a capacidade prejudicada em organizar e completar tarefas, assim como graves dificuldades em controlar seus comportamentos e impulsos.”
A sequência correta é, então, F V V V
Gabarito Letra C.
Fonte: Dalgalarrondo, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais – 3. ed. – Porto Alegre : Artmed, 2019.
Deixe um comentário