Diversas são as dificuldades de aprendizagem que podem ser encontradas em escolares, principalmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Uma delas relaciona- se à articulação e pronúncia de palavras: a criança omite, acrescenta, troca ou distorce os fonemas. Por
exemplo: em vez de “bola”, pronuncia “póla”; em vez de “tomei”, fala “omei”; diz “Kato” em vez de “Gato”.
Esse distúrbio recebe o nome de
- A) afasia.
- B) dislalia.
- C) disartria.
- D) gagueira.
- E) distúrbio específico de linguagem (DEL).
Resposta:
A alternativa correta é letra B) dislalia.
Diversas são as dificuldades de aprendizagem que podem ser encontradas em escolares, principalmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Uma delas relaciona- se à articulação e pronúncia de palavras: a criança omite, acrescenta, troca ou distorce os fonemas. Por exemplo: em vez de “bola”, pronuncia “póla”; em vez de “tomei”, fala “omei”; diz “Kato” em vez de “Gato”.
Esse distúrbio recebe o nome de
a) afasia.
Observe a definição de Afasia, segundo Dalgalarrondo (livro "Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais"):
"Afasia
É a perda da linguagem, falada e escrita, por incapacidade de compreender e utilizar os símbolos verbais (revisões em Engelhardt; Laks; Rozenthal, 1996; Madalozzo; Tognola, 2006)."
Assertiva Falsa.
b) dislalia.
Essa é a afirmativa que está de acordo com a questão. Veja o texto de Dalgalarrondo:
"Dislalia
É a alteração da linguagem falada que resulta da deformação, da omissão ou da substituição dos fonemas, não havendo alterações identificáveis nos movimentos dos músculos que participam da articulação e da emissão das palavras."
Assertiva Correta.
c) disartria.
Observe o que diz Dalgalarrondo:
"Disartria
É a incapacidade de articular corretamente as palavras devido a alterações neuronais referentes ao aparelho fonador, alterações estas que produzem paresias, paralisias ou ataxias da musculatura da fonação. A fala é pastosa, aparentemente 'embriagada'; a articulação das consoantes labiais e dentais é muito defeituosa, tornando, às vezes, difícil a compreensão.
Assertiva Falsa.
d) gagueira.
Veja o texto de Dalgalarrondo:
"A gagueira é um tipo freqüente de disfemia. Trata-se da dificuldade ou da impossibilidade de pronunciar certas sílabas, no começo ou ao longo de uma frase, com repetição ou intercalação de fonemas (ga, gue, qui, que, etc.) ou somente trepidação na elocução (chamada gagueira clônica), conseguindo o paciente, ao final, terminar a frase normalmente. Em outro tipo de gagueira, o paciente não consegue pronunciar determinada palavra, manifestando evidente esforço, acabando por dizê-la de forma expulsiva ou sibilante e rápida (gaguez tônica)."
Assertiva Falsa.
e) distúrbio específico de linguagem (DEL).
Observe a definição presente no artigo de Crestani et al.:
"Segundo a literatura, o distúrbio específico de linguagem (DEL) é caracterizado por importantes prejuízos, que se configuram como atrasos e alterações persistentes na aquisição da linguagem, na ausência de patologia que desencadeie tal atraso ou alteração."
Assertiva Falsa.
A alternativa correta é, portanto, a Letra B.
Deixe um comentário