Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Do ponto de vista psicológico, identifica-se uma relação fundamental entre as síndromes depressivas e a ocorrência de perdas significativas na vida de uma pessoa. Um dos aspectos que auxiliam a discriminação entre um estado de luto muito intenso e o aparecimento de uma depressão refere-se ao fato de que, no estado de luto,

Resposta:

A alternativa correta é letra E) a ocorrência de pensamentos suicidas expressa uma fantasia de se reunir à pessoa que morreu.

Gabarito: Letra E

Do ponto de vista psicológico, identifica-se uma relação fundamental entre as síndromes depressivas e a ocor[1]rência de perdas significativas na vida de uma pessoa. Um dos aspectos que auxiliam a discriminação entre um estado de luto muito intenso e o aparecimento de uma depressão refere-se ao fato de que, no estado de luto,
a)  o conteúdo do pensamento traduz ideias pessimistas abrangentes e ruminações autocríticas.

Errado. Isso acontece na depressão, não no luto.


b)  o humor deprimido é constante e não se altera ao longo do tempo, abrangendo situações que vão além da perda sofrida.

Errado. Isso acontece na depressão, não no luto. O luto tende a restringir o humor deprimido a perda sofrida.


c)  o pensamento típico e recorrente revela sentimentos de desesperança e de ser um peso para as pessoas.

Errado. Isso acontece na depressão, não no luto.


d)  a sensação de tristeza é tão profunda que se trans[1]forma em apatia e falta de reatividade a quaisquer estímulos.

Errado. Isso acontece na depressão, não no luto.


e)  a ocorrência de pensamentos suicidas expressa uma fantasia de se reunir à pessoa que morreu.

Certo!

“Ao diferenciar luto de um episódio depressivo maior (EDM), é útil considerar que, no luto, o afeto predominante inclui sentimentos de vazio e perda, enquanto no EDM há humor deprimido persistente e incapacidade de antecipar felicidade ou prazer. A disforia no luto pode diminuir de intensidade ao longo de dias a semanas, ocorrendo em ondas, conhecidas como “dores do luto”. Essas ondas tendem a estar associadas a pensamentos ou lembranças do falecido. O humor deprimido de um EDM é mais persistente e não está ligado a pensamentos ou preocupações específicos. A dor do luto pode vir acompanhada de emoções e humor positivos que não são característicos da infelicidade e angústia generalizadas de um EDM. O conteúdo do pensamento associado ao luto geralmente apresenta preocupação com pensamentos e lembranças do falecido, em vez das ruminações autocríticas ou pessimistas encontradas no EDM. No luto, a autoestima costuma estar preservada, ao passo que no EDM sentimentos de desvalia e aversão a si mesmo são comuns. Se presente no luto, a ideação autodepreciativa tipicamente envolve a percepção de falhas em relação ao falecido (p. ex., não ter feito visitas com frequência suficiente, não dizer ao falecido o quanto o amava). Se um indivíduo enlutado pensa em morte e em morrer, tais pensamentos costumam ter o foco no falecido e possivelmente em “se unir” a ele, enquanto no EDM esses pensamentos têm o foco em acabar com a própria vida em razão dos sentimentos de desvalia, de não merecer estar vivo ou da incapacidade de enfrentar a dor da depressão.”

 

Nosso gabarito é Letra E

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *