Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Dora, com sete anos de idade, foi atendida por um pediatra que constatou que ela havia perdido peso, andava chorando facilmente e apresentava medo de se alimentar, razão por que a encaminhou para acompanhamento psicológico. Nas primeiras entrevistas realizadas pelo psicólogo, a mãe de Dora relatou que os sintomas constatados pelo pediatra haviam começado aproximadamente seis semanas antes, após um episódio de engasgo. A partir de então, Dora passou a mostrar-se ansiosa e a relatar medo de morrer. Além disso, Dora apresenta dificuldades em se separar da mãe quando chega à escola, reluta em ficar em casa quando a mãe não está presente, tem pesadelos recorrentemente e acorda com dores abdominais, chorando e dizendo que está com medo de que a mãe morra.


Considerando essa situação hipotética, julgue o item subsecutivo.

 

Dada a falta de apetite, Dora deve ser diagnosticada com transtorno de somatização.

 

Resposta:

A alternativa correta é letra B) Errado

ITEM ERRADO

Para justificar o erro do item, vamos recorrer ao DSM-IV. Conforme descrito no manual:

O Transtorno de Somatização (historicamente chamado de histeria ou síndrome de Briquet) é um transtorno polissintomático que inicia antes dos 30 anos, estende-se por um período de anos e é caracterizado por uma combinação de dor, sintomas gastrintestinais, sexuais e pseudoneurológicos.

A partir do trecho acima, constatamos que não seria possível um diagnóstico de transtorno de somatização apenas pelo sintoma "falta de apetite". Para ser viável um diagnóstico desse transtorno deveriam estar presentes múltiplas queixas somáticas recorrentes e clinicamente significativas ocorrendo por um período de vários anos.

Diga-se de passagem, no DSM 5, a denominação transtorno de somatização foi retirada. Criou-se a denominação Transtorno de Sintomas Somáticos em seu lugar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *