Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Durante muito tempo, o termo borderline designava um estado de psiquismo do paciente que, clinicamente, estivesse na fronteira, no limite entre a neurose e a psicose. Embora existam evidências clínicas que confirmem essa afirmativa, na atualidade, os estudiosos desses casos borderline, de acordo com Zimerman (2008), preferem considerar tal condição psíquica uma estrutura, com características específicas e peculiares. Considerando essas informações, assinale a alternativa que não aponta uma característica do paciente borderline.

Resposta:

Resposta:

A alternativa correta é a letra C) Todos os aspectos inerentes à parte psicótica da personalidade, em algum grau e forma, estão presentes nesses pacientes fronteiriços. Da mesma maneira como acontece nas psicoses clínicas, os pacientes borderline não conservam um juízo crítico e o senso da realidade.

Explicação:

  • A afirmativa em A) é incorreta, pois os sintomas de estranheza e despersonalização são comuns em pacientes borderline.
  • A afirmativa em B) é correta, pois o transtorno do sentimento de identidade é uma característica marcante do transtorno de personalidade borderline.
  • A afirmativa em C) é incorreta, pois os pacientes borderline não perdem o juízo crítico e o senso da realidade, embora possam apresentar alguns aspectos psicóticos.
  • A afirmativa em D) é correta, pois a clivagem é um mecanismo de defesa comum em pacientes borderline.
  • A afirmativa em E) é correta, pois a ansiedade difusa e o sentimento de vazio são sintomas comuns do transtorno de personalidade borderline.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *