Durante períodos de crise, como na pandemia da Covid-19, reações psicológicas negativas são comuns e podem gerar uma “pandemia de medo”, assim como previamente observado nas pandemias de Zika e Ebola, por exemplo, resultando em sintomas de medo e ansiedade excessivos. Sobre os sintomas de medo e ansiedade excessivos, é correto afirmar que eles correspondem ao transtorno
- A) do pânico.
- B) depressivo.
- C) de ansiedade.
- D) de estresse pós-traumático.
- E) misto de ansiedade e depressão.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) de ansiedade.
Gabarito: Letra C
Durante períodos de crise, como na pandemia da Covid-19, reações psicológicas negativas são comuns e podem gerar uma “pandemia de medo”, assim como previamente observado nas pandemias de Zika e Ebola, por exemplo, resultando em sintomas de medo e ansiedade excessivos. Sobre os sintomas de medo e ansiedade excessivos, é correto afirmar que eles correspondem ao transtorno
a) do pânico.
b) depressivo.
c) de ansiedade.
d) de estresse pós-traumático.
e) misto de ansiedade e depressão.
O transtorno (ou conjunto de transtornos) que tem como característica central o medo e a ansiedade excessivos é o transtorno de ansiedade:
“Os transtornos de ansiedade incluem transtornos que compartilham características de medo e ansiedade excessivos e perturbações comportamentais relacionados. Medo é a resposta emocional a ameaça iminente real ou percebida, enquanto ansiedade é a antecipação de ameaça futura. Obviamente, esses dois estados se sobrepõem, mas também se diferenciam, com o medo sendo com mais frequência associado a períodos de excitabilidade autonômica aumentada, necessária para luta ou fuga, pensamentos de perigo imediato e comportamentos de fuga, e a ansiedade sendo mais frequentemente associada a tensão muscular e vigilância em preparação para perigo futuro e comportamentos de cautela ou esquiva. Às vezes, o nível de medo ou ansiedade é reduzido por comportamentos constantes de esquiva. Os ataques de pânico se destacam dentro dos transtornos de ansiedade como um tipo particular de resposta ao medo. Não estão limitados aos transtornos de ansiedade e também podem ser vistos em outros transtornos mentais.”
Veja como a banca justifica o gabarito:
“Os Transtornos de Ansiedade são caracterizados por sintomas de medo e ansiedade excessivos e por perturbações comportamentais relacionadas a esses sintomas. Os sintomas de medo e ansiedade em transtornos de ansiedade se diferenciam das respostas típicas de medo ou de ansiedade adaptativos por serem respostas desproporcionais e excessivas em relação ao evento que as estimula (Dalgalarrondo, 2019). Além disso, Frota et al (2022, p. 2; 6) demonstram que a “ansiedade é definida na CID-11 como um estado de apreensão ou antecipação de perigos ou eventos futuros desfavoráveis, acompanhado por um sentimento de preocupação, desconforto, ou sintomas somáticos de tensão. Considera-se ansiedade patológica quando resulta em sofrimento ou prejuízo funcional importantes. O conceito de ansiedade difere do de medo. Aquela é um temor difuso sem objeto determinado. Já o medo é um temor proporcional a um objeto ou circunstância determinados. Também se diferencia do termo fobia, que é um estado de temor desproporcional ou sem relação direta com o real perigo do objeto. Pânico, por sua vez, designa um episódio paroxístico e intenso de ansiedade, acompanhado por descarga autonômica adrenérgica (...) Ataques de pânico recorrentes, inesperados, não relacionados a estímulos ou situações específicas, são característicos. Um ataque de pânico é um episódio súbito de intenso temor ou apreensão, acompanhado de diversos sintomas, como palpitações, sudorese, tremores, falta de ar, precordialgia, tontura, calafrios, ondas de calor e medo intenso da morte.”. Portanto, a única alternativa que responde a questão é a letra C (Ansiedade).”
Nosso gabarito é Letra C.
Fonte: American Psychiatric Association (APA). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
Deixe um comentário