Em conformidade com o DSM-5 – Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, em relação ao ataque de pânico, analisar os itens abaixo:
I. É um transtorno mental e pode ser codificado.
II. Para transtorno de pânico, a presença de ataques de pânico está inclusa nos critérios diagnósticos, e o ataque de pânico não é usado como especificador.
- A) Os itens I e II estão corretos.
- B) Somente o item I está correto.
- C) Somente o item II está correto.
- D) Os itens I e II estão incorretos.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) Somente o item II está correto.
Gabarito: Letra C
Errado. O pânico não é um transtorno mental e não pode ser codificado.
“Os sintomas são apresentados com o propósito de identificação de um ataque de pânico; no entanto, o ataque de pânico não é um transtorno mental e não pode ser codificado. Os ataques de pânico podem ocorrer no contexto de um transtorno de ansiedade, além de outros transtornos mentais (p. ex., transtornos depressivos, transtorno de estresse pós-traumático, transtornos por uso de substâncias) e algumas condições médicas (p. ex., cardíaca, respiratória, vestibular, gastrintestinal). Quando a presença de um ataque de pânico é identificada, ela deve ser anotada como um especificador (p. ex., “transtorno de estresse pós-traumático com ataques de pânico”). Para transtorno de pânico, a presença de ataque de pânico está inclusa nos critérios diagnósticos, e o ataque de pânico não é usado como especificador”
Certo! Essa informação também está no trecho apresentado na afirmativa anterior.
Nosso gabarito é Letra C
Deixe um comentário