Em geral, a dificuldade em aprender matemática pode ter várias causas. De acordo com Johnson e Myklebust, terapeuta de crianças com desordens e fracassos em aritmética, existem alguns distúrbios que poderiam interferir nesta aprendizagem; analise-os.
I. Distúrbios de leitura.
II. Distúrbios de memória auditiva.
III. Distúrbios de escrita.
Está(ão) correta(s) a(s) alternativa(s)
- A) I, II e III.
- B) III, apenas.
- C) I e II, apenas.
- D) II e III, apenas.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) I, II e III.
GABRITO: LETRA A
Em geral, a dificuldade em aprender matemática pode ter várias causas. De acordo com Johnson e Myklebust, terapeuta de crianças com desordens e fracassos em aritmética, existem alguns distúrbios que poderiam interferir nesta aprendizagem; analise-os.
Segundo Boffoni (2013, pp. 1-2):
“De acordo com Johnson e Myklebust, terapeutas de crianças com desordens e fracassos em aritmética, existem alguns distúrbios que poderiam interferir nesta aprendizagem:
Distúrbios de memória auditiva: a criança não consegue ouvir os enunciados que lhes são passados oralmente. Sendo assim, não consegue guardar os fatos, o que a incapacita para resolver os problemas matemáticos; problemas de reorganização auditiva: a criança reconhece o número quando ouve, mas tem dificuldade de lembrar-se do número com rapidez.
Distúrbios de leitura: os dislexos e outras crianças com distúrbios de leitura apresentam dificuldade em ler o enunciado do problema, mas podem fazer cálculos quando o problema é lido em voz alta. É bom lembrar que os dislexos podem ser excelentes matemáticos, tendo habilidade de visualização em três dimensões, o que os ajuda a assimilar conceitos, podendo resolver cálculos mentalmente mesmo sem os decompor. Podem apresentar dificuldade na leitura do problema, mas não na interpretação.
Distúrbios de percepção visual: a criança pode trocar 6 por 9, ou 3 por 8 ou 2 por 5, por exemplo. Por não conseguir se lembrar da aparência, ela tem dificuldade em realizar cálculos.
Distúrbios de escrita: crianças com disgrafia têm dificuldade de escrever letras e números.”
Considerando a literatura supracitada, ratifica-se que estão CORRETAS as alternativas I, II e III, portanto, LETRA “A”.
_______________
Fonte consultada:
Boffoni, T. M. G. (2013). Distúrbios e Transtornos de Aprendizagem-Parte 1: Discalculia. Temas & Conexões, (1).
Deixe um comentário