Em Psicopatologia, o conceito de normalidade ocasiona a definição do que é saúde e doença / transtorno mental, a partir de critérios variados.
Sobre os critérios de normalidade, assinale a alternativa correta.
- A) A normalidade estatística se aplica a fenômenos quantitativos com certa distribuição na população geral. Entre eles, pode-se citar o sono, o peso e a altura.
- B) A normalidade ideal, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (1946), é “compreendida como um completo bem-estar físico, mental e social”, e não simplesmente como ausência de saúde.
- C) A normalidade funcional é percebida a partir da ênfase dada à percepção subjetiva do indivíduo em relação ao seu estado geral de saúde.
- D) A normalidade, como processo, propõe conceituar o transtorno mental a partir de referenciais fenomenológicos e existenciais como perda da liberdade existencial.
Resposta:
A resposta correta desta questão é:
A alternativa correta é letra A) A normalidade estatística se aplica a fenômenos quantitativos com certa distribuição na população geral. Entre eles, pode-se citar o sono, o peso e a altura.
Explicação:
O critério de normalidade estatística baseia-se na ideia de que comportamentos, características ou fenômenos que são comuns ou predominantes em uma determinada população são considerados normais. Essa normalidade é definida com base na distribuição estatística dos dados.
No contexto da psicopatologia, esse critério é aplicado a fenômenos quantitativos, como os mencionados na alternativa, como sono, peso e altura. Ou seja, são aspectos mensuráveis que tendem a seguir uma distribuição estatística em uma população específica.
Portanto, a resposta correta é a alternativa A) A normalidade estatística se aplica a fenômenos quantitativos com certa distribuição na população geral. Entre eles, pode-se citar o sono, o peso e a altura.
Deixe um comentário