Em relação à disortografia, assinale a afirmativa incorreta.
- A) A disortografia é uma dificuldade na escrita, caracterizada pelas trocas de fonemas na prática da escrita, com omissões de letras, confusão na concordância de gênero, de número, acompanhada de erros sintáticos grosseiros e uso irregular da pontuação, parágrafos e acentuação na hora de escrever um texto.
- B) Diferentemente da disgrafia, a disortografia é a incapacidade para transcrever corretamente a linguagem oral.
- C) A disortografia é uma perturbação que afeta as aptidões da escrita e que se traduz por dificuldades persistentes e recorrentes na capacidade da criança em compor textos escritos. As dificuldades centram-se na organização, estruturação composição de textos escritos; a construção frásica é pobre e geralmente curta, observa se a presença de múltiplos erros ortográficos e má qualidade gráfica.
- D) Uma criança com disortografia, apesar da dificuldade, apresenta geralmente grande vontade para escrever, desde um simples ditado, ou pequenos poemas, parlendas, textos, etc.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Uma criança com disortografia, apesar da dificuldade, apresenta geralmente grande vontade para escrever, desde um simples ditado, ou pequenos poemas, parlendas, textos, etc.
Em relação à disortografia, assinale a afirmativa incorreta.
A questão está baseada no seguinte texto:
"É importante analisar que uma criança disortográfica não é, forçosamente, disgráfica.
“Perturbação que afeta as aptidões da escrita e que se traduz por dificuldades persistentes e recorrentes na capacidade da criança em compor textos escritos. As dificuldades centram-se na organização, estruturação composição de textos escritos; a construção frásica é pobre e geralmente curta, observa se a presença de múltiplos erros ortográficos e [por vezes] má qualidade gráfica.” (Pereira, 2009, p. 9).
A disortográfica é uma dificuldade na escrita, caracterizada pelas trocas de fonemas na prática da escrita, com omissões de letras, confusão na concordância de gênero, de números, acompanhados de erros sintáticos grosseiros e uso irregular da pontuação, parágrafos e acentuação na hora de escrever um texto. Diferentemente da disgrafia, a disortográfica é a incapacidade para transcrever corretamente a linguagem oral.
(...)
É necessário analisar que uma criança com disortográfica apresenta geralmente, uma falta de vontade para escrever, desde um simples ditado, ou pequenos poemas, parlendas, textos, etc., Essa falta de interesse que a criança demostra nesse período, deve ser levada em consideração pelo professor/ educador na busca de utilizar-se de materiais diversificados para atrair a atenção da criança para com a leitura, de modo há despertar na mesma, um entrosamento com a leitura, nem que esse entrosamento seja mínimo, pois é assim que começamos as conquistas é com o mínimo que obtemos. Para tanto, as estratégias e as adaptações utilizadas por psicopedagogos e professores devem buscar o desenvolvimento das habilidades de escrita, incluindo sempre atividades de soletração, consciência fonológica, ortografia, e morfológica, além de composições."
Fonte: "A importância de analisar as dificuldades de aprendizagem no contexto escolar-dislexia, disgrafia, disortografia, discalculia e transtorno de déficit de atenção (TDAH)" (Oliveira)
Com isso, encontramos a alternativa incorreta na Letra D.
a) A disortografia é uma dificuldade na escrita, caracterizada pelas trocas de fonemas na prática da escrita, com omissões de letras, confusão na concordância de gênero, de número, acompanhada de erros sintáticos grosseiros e uso irregular da pontuação, parágrafos e acentuação na hora de escrever um texto.
b) Diferentemente da disgrafia, a disortografia é a incapacidade para transcrever corretamente a linguagem oral.
c) A disortografia é uma perturbação que afeta as aptidões da escrita e que se traduz por dificuldades persistentes e recorrentes na capacidade da criança em compor textos escritos. As dificuldades centram-se na organização, estruturação composição de textos escritos; a construção frásica é pobre e geralmente curta, observa se a presença de múltiplos erros ortográficos e má qualidade gráfica.
d) Uma criança com disortografia, apesar da dificuldade, apresenta geralmente grande vontade para escrever, desde um simples ditado, ou pequenos poemas, parlendas, textos, etc.
Deixe um comentário