Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Em relação ao DSM-5, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. No transtorno fóbico, o objeto ou situação fóbica quase invariavelmente provocam uma resposta imediata de medo ou ansiedade.

II. Na esquizofrenia, a perturbação não pode ser atribuída aos efeitos fisiológicos de uma substância (p. ex., droga de abuso, medicamento) ou a outra condição médica.

III. No transtorno psicótico devido a outra condição médica, a perturbação não ocorre exclusivamente durante o curso de delirium.

Resposta:

A alternativa correta é letra E) Apenas I e III.

Gabarito: Letra E

 

 Certo! Veja:

“A. Medo ou ansiedade acentuados acerca de um objeto ou situação (p. ex., voar, alturas, animais, tomar uma injeção, ver sangue). Nota: Em crianças, o medo ou ansiedade pode ser expresso por choro, ataques de raiva, imobilidade ou comportamento de agarrar-se. B. O objeto ou situação fóbica quase invariavelmente provoca uma resposta imediata de medo ou ansiedade. C. O objeto ou situação fóbica é ativamente evitado ou suportado com intensa ansiedade ou sofrimento. D. O medo ou ansiedade é desproporcional em relação ao perigo real imposto pelo objeto ou situação específica e ao contexto sociocultural. E. O medo, ansiedade ou esquiva é persistente, geralmente com duração mínima de seis meses. F. O medo, ansiedade ou esquiva causa sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo. G. A perturbação não é mais bem explicada pelos sintomas de outro transtorno mental, incluindo medo, ansiedade e esquiva de situações associadas a sintomas do tipo pânico ou outros sintomas incapacitantes (como na agorafobia); objetos ou situações relacionados a obsessões (como no transtorno obsessivo-compulsivo); evocação de eventos traumáticos (como no transtorno de estresse pós-traumático); separação de casa ou de figuras de apego (como no transtorno de ansiedade de separação); ou situações sociais (como no transtorno de ansiedade social).”

 

 Errado. No caso da esquizofrenia, a perturbação pode sim ser atribuída a efeitos de substâncias ou outras condições médicas.

 

III. No transtorno psicótico devido a outra condição médica, a perturbação não ocorre exclusivamente durante o curso de delirium.

 Certo!

“A. Alucinações ou delírios proeminentes.

B. Há evidências da história, do exame físico ou de achados laboratoriais de que a perturbação é a consequência fisiopatológica direta de outra condição médica.

C. A perturbação não é mais bem explicada por outro transtorno mental.

D. A perturbação não ocorre exclusivamente durante o curso de delirium.

E. A perturbação causa sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo.”

 

Nosso gabarito é Letra E

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *