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Em relação ao estudo das psicopatologias da infância, da adolescência e do idoso, analise as afirmativas a seguir.

I. Transtornos considerados internalizantes são predominantes em meninos.

II. O exame do idoso pode ser feito com avaliações neuropsicológicas e do estado mental, bem como por escala de classificação de imobilidade, funcionalidade e antropométrica.

III. A psicopatologia do idoso pode ser denominada por transtornos neurocognitivos, que são caracterizados por declínio adquirido em uma ou mais esferas de cognição, baseado em preocupações do sujeito ou de alguém que o conheça bem e no desempenho em medidas de avaliação objetivas.

IV. Transtornos da infância e adolescência são também denominados quadros clínicos; podem ser compreendidos como respostas desadaptativas ou desviantes, de traços exagerados do desenvolvimento normal que resultam em um padrão atípico, sendo que a disfuncionalidade pode estar no excesso ou na ausência de um dado comportamento.

Está correto o que se afirma em

Resposta:

A alternativa correta é letra D) III e IV, apenas.

   

  

  

Essa afirmativa distorce o seguinte trecho:

 

"Outro fator de variabilidade é o gênero. Os problemas internalizantes, como ansiedade e depressão, são mais comuns entre meninas adolescentes e os problemas externalizantes, como violação de regras e déficit de atenção/hiperatividade, são mais comuns nos meninos na primeira e na média infância (Angold et al., 1999; Rutter, Caspi, & Moffitt, 2003; Vitolo, Fleitlich-Bilyk, Goodman, & Bordin, 2005; Zahn-Waxler, Shirtcliff, & Marceau, 2008)."

 

Fonte: "Manifestação clínica, modelos de classificação e fatores de risco/proteção para psicopatologias na infância e adolescência" (Gauy e Rocha)

 

Assertiva Falsa.

  

Essa afirmativa não está de acordo com Whitbourne.

 

"Os profissionais usam testagem neuropsicológica e técnicas de neuroimagem, bem como a história médica, para decidir se os sintomas de um indivíduo se enquadram na categoria de um transtorno cognitivo. A testagem neuropsicológica ajuda-os a identificar padrões específicos de respostas que se ajustam a perfis de doença conhecidos. Eles combinam esse conhecimento com as histórias médicas de seu cliente para ver se um acontecimento específico desencadeou os sintomas. Além disso, a neuroimagem lhes fornece uma visão do interior do cérebro para ajudá-los a associar os sintomas com doenças ou lesões específicas. Ambos são requeridos para que um indivíduo receba o diagnóstico de um desses transtornos."

 

Fonte: "Psicopatologia" (Whitbourne e Halgin)

 

Assertiva Falsa.​​​​​​​

 

  

Essa afirmativa está de acordo com o texto de Whitbourne. Observe:

 

"13.1 Características dos transtornos neurocognitivos

 

O funcionamento do cérebro afeta nossas capacidades de pensar, de lembrar e de prestar atenção. Os transtornos neurocognitivos que discutiremos neste capítulo têm duas características principais: eles envolvem declínio adquirido em uma ou mais esferas de cognição, baseado em preocupações do cliente ou de alguém que o conheça bem e no desempenho em medidas de avaliação objetivas. Existem muitas fontes de ferimentos ou lesões que podem afetar o cérebro de um indivíduo, tais como trauma, doença ou exposição a substâncias tóxicas, incluindo drogas. O DSM-5 fornece descrições para ajudar os clínicos a fornecer um diagnóstico que indique tanto o fato de o sujeito ter um transtorno neurocognitivo como, quando conhecida, a possível causa."

 

Fonte: "Psicopatologia" (Whitbourne e Halgin)

 

Assertiva Correta.​​​​​​​

  

Outra afirmativa correta. Veja:

 

"Uma criança ou um adolescente também pode apresentar uma resposta diferente dos demais devido a uma variação do desenvolvimento normal, ou a uma resposta adaptativa ao ambiente, ou, ainda, a um transtorno transitório, sem caracterizar quadros clínicos (Drotar, 2002). Por exemplo, uma criança pode ter controle esfincteriano aos dois anos, enquanto outra alcança essa habilidade apenas aos quatro anos, o que ainda é condizente com a idade e o nível do desenvolvimento nesse período; comportamentos agressivos podem ser desenvolvidos como resposta adaptativa a um ambiente hostil e violento; e, ainda, aos dois ou três anos é comum a criança apresentar uma gagueira transitória devido ao aumento do vocabulário.  

 

Os chamados quadros clínicos são respostas desadaptativas ou desviantes, de traços exagerados do desenvolvimento normal que resultam em um padrão atípico, sendo que a disfuncionalidade pode estar no excesso ou na ausência do comportamento. Há ainda controvérsia sobre que parâmetros seriam mais apropriados para o diagnóstico e o prognóstico desses quadros clínicos, e quais variáveis do organismo e do ambiente estariam associadas e deveriam ser consideradas no planejamento das ações de intervenção. Há pelo menos duas considerações a serem feitas: como classificar os problemas e proporcionar uma linguagem comum a diferentes profissionais; e como intervir nas variáveis envolvidas, mantenedoras ou desencadeadoras do problema."

 

Fonte: "Manifestação clínica, modelos de classificação e fatores de risco/proteção para psicopatologias na infância e adolescência" (Gauy e Rocha)

 

Assertiva Correta.​​​​​​​

 

Portanto, estão corretas as afirmativas III e IV. Encontramos a resposta na Letra D.

 

Está correto o que se afirma em
 

a)  I, II, III e IV.
b)  I e II, apenas.
c)  II e III, apenas.
d)  III e IV, apenas.
e)  I, II e III, apenas.

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