Em relação ao Transtorno de Personalidade Paranoide, de acordo com DSM V, é INCORRETO afirmar que:
- A) Indivíduos com esse transtorno não creem que outras pessoas irão explorá-los, causar-lhes dano ou enganá-los, mesmo com evidências que apoiem essa expectativa.
- B) Indivíduos com esse transtorno creem que outras pessoas irão explorá-los, causar-lhes dano ou enganá-los, mesmo sem evidências que apoiem essa expectativa.
- C) É caracterizado por um padrão generalizado de desconfiança e suspeita injustificadas dos outros que envolve interpretar seus motivos como maliciosos.
- D) Indivíduos com transtorno da personalidade paranoide relutam em confiar ou tornar-se íntimos de outros, pois temem que as informações que compartilham venham a ser usadas contra eles.
- E) A característica essencial do transtorno da personalidade paranoide é um padrão de desconfiança e suspeita difusa dos outros a ponto de suas motivações serem interpretadas como malévolas.
Resposta:
A resposta correta desta questão é:
A alternativa correta é letra A) Indivíduos com esse transtorno não creem que outras pessoas irão explorá-los, causar-lhes dano ou enganá-los, mesmo com evidências que apoiem essa expectativa.
Explicação:
O Transtorno de Personalidade Paranoide, de acordo com o DSM V, é caracterizado por um padrão generalizado de desconfiança e suspeita injustificadas dos outros, envolvendo a interpretação dos motivos alheios como maliciosos. Indivíduos com esse transtorno tendem a suspeitar e desconfiar das intenções dos outros, mesmo na ausência de evidências concretas que justifiquem essa desconfiança.
Portanto, a alternativa A) é incorreta, pois contradiz a característica central do Transtorno de Personalidade Paranoide, que é a desconfiança e a suspeita difusa em relação aos outros.
Deixe um comentário