Em relação aos aspectos psicológicos associados ao suicídio, nota-se que existem três características próprias do estado em que se encontram a maioria das pessoas sob risco de suicídio: ambivalência, impulsividade e constrição. Relacione adequadamente os conceitos às descrições.
1. Ambivalência.
2. Impulsividade.
3. Constrição.
( ) Luta interna entre desejos de viver e de acabar com a dor psíquica.
( ) Atitude interna de pessoas que pensam e/ou tentam suicídio, visando alcançar morte e vida.
( ) Representa o estreitamento das opções disponíveis de muitas pessoas em vias de atentarem contra a própria vida.
( ) A ideação de cometer suicídio pode ser transitória e durar alguns minutos ou horas, sendo desencadeada por eventos negativos do dia a dia.
( ) Estado cognitivo marcado por consciência dicotômica, continuidade de pensamentos e sentimentos convergentes para uma única solução, que é a morte.
A sequência está correta em
- A) 1, 3, 1, 2, 3.
- B) 1, 1, 3, 2, 3.
- C) 2, 1, 3, 1, 2.
- D) 3, 2, 3, 1, 1.
- E) 1, 2, 1, 3, 3.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) 1, 1, 3, 2, 3.
Em relação aos aspectos psicológicos associados ao suicídio, nota-se que existem três características próprias do estado em
que se encontram a maioria das pessoas sob risco de suicídio: ambivalência, impulsividade e constrição. Relacione adequadamente os conceitos às descrições.
A questão está baseada no seguinte texto:
"Existem três características próprias do estado em que se encontra a maioria das pessoas sob risco de suicídio:
1. Ambivalência: é atitude interna característica das pessoas que pensam em ou que tentam o suicídio. Quase sempre querem ao mesmo tempo alcançar a morte, mas também viver. O predomínio do desejo de vida sobre o desejo de morte é o fator que possibilita a prevenção do suicídio. Muitas pessoas em risco de suicídio estão com problemas em suas vidas e ficam nesta luta interna entre os desejos de viver e de acabar com a dor psíquica. Se for dado apoio emocional e o desejo de viver aumentar, o risco de suicídio diminuirá.
2. Impulsividade: o suicídio pode ser também um ato impulsivo. Como qualquer outro impulso, o impulso de cometer suicídio pode ser transitório e durar alguns minutos ou horas. Normalmente, é desencadeado por eventos negativos do dia-a-dia. Acalmando tal crise e ganhando tempo, o profissional da saúde pode ajudar a diminuir o risco suicida.
3. Rigidez/constrição: o estado cognitivo de quem apresenta comportamento suicida é, geralmente, de constrição. A consciência da pessoa passa a funcionar de forma dicotômica: tudo ou nada. Os pensamentos, os sentimentos e as ações estão constritos, quer dizer, constantemente pensam sobre suicídio como única solução e não são capazes de perceber outras maneiras de sair do problema. Pensam de forma rígida e drástica: "O único caminho é a morte"; "Não há mais nada o que fazer"; "A única coisa que poderia fazer era me matar". Análoga a esta condição é a "visão em túnel", que representa o estreitamento das opções disponíveis de muitos indivíduos em vias de se matar."
Fonte: "Prevenção do Suicídio: Manual dirigido a profissionais das equipes de saúde mental" (Ministério da Saúde)
Com isso, é possível relacionar corretamente os conceitos às descrições.
1. Ambivalência.
2. Impulsividade.
3. Constrição.
( 1 ) Luta interna entre desejos de viver e de acabar com a dor psíquica.
( 1 ) Atitude interna de pessoas que pensam e/ou tentam suicídio, visando alcançar morte e vida.
( 3 ) Representa o estreitamento das opções disponíveis de muitas pessoas em vias de atentarem contra a própria vida.
( 2 ) A ideação de cometer suicídio pode ser transitória e durar alguns minutos ou horas, sendo desencadeada por eventos negativos do dia a dia.
( 3 ) Estado cognitivo marcado por consciência dicotômica, continuidade de pensamentos e sentimentos convergentes para uma única solução, que é a morte.
Portanto, a sequência ficou 1 - 1 - 3 - 2 - 3. Encontramos a resposta na Letra B.
A sequência está correta em
a) 1, 3, 1, 2, 3.
b) 1, 1, 3, 2, 3.
c) 2, 1, 3, 1, 2.
d) 3, 2, 3, 1, 1.
e) 1, 2, 1, 3, 3.
Deixe um comentário