Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Em relação às características de transtornos mentais e comportamentais, segundo o CID-10, leia os textos abaixo.


I – O transtorno __________________________ é caracterizado por dois ou mais episódios nos quais o humor e o nível de atividade do sujeito estão profundamente perturbados.


II – O transtorno ___________________________ é acompanhado quase sempre de ansiedade que se agrava quando o sujeito tenta resistir às atividades compulsórias.


III – O transtorno ________________________pode comportar breves episódios caracterizados por um ligeiro aumento de humor e da atividade (hipomania), sucedendo imediatamente a um episódio depressivo.


Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.

Resposta:

A alternativa correta é letra C) depressivo recorrente, obssessivo-compulsivo, afetivo bipolar.

Gabarito: Letra C

I - O transtorno bipolar é caracterizado por dois ou mais episódios nos quais o humor e o nível de atividade do sujeito estão profundamente perturbados.

Veja o que o CID diz sobre o transtorno afetivo bipolar:

Transtorno afetivo bipolar: Transtorno caracterizado por dois ou mais episódios nos quais o humor e o nível de atividade do sujeito estão profundamente perturbados, sendo que este distúrbio consiste em algumas ocasiões de uma elevação do humor e aumento da energia e da atividade (hipomania ou mania) e em outras, de um rebaixamento do humor e de redução da energia e da atividade (depressão). Pacientes que sofrem somente de episódios repetidos de hipomania ou mania são classificados como bipolares.


II - O transtorno obsessivo-compulsivo é acompanhado quase sempre de ansiedade que se agrava quando o sujeito tenta resistir às atividades compulsórias.

Veja o que o CID diz sobre o transtorno obsessivo-compulsivo:

Transtorno obsessivo-compulsivo: Transtorno caracterizado essencialmente por idéias obsessivas ou por comportamentos compulsivos recorrentes. As idéias obsessivas são pensamentos, representações ou impulsos, que se intrometem na consciência do sujeito de modo repetitivo e estereotipado. Em regra geral, elas perturbam muito o sujeito, o qual tenta, freqüentemente resistir-lhes, mas sem sucesso. O sujeito reconhece, entretanto, que se trata de seus próprios pensamentos, mas estranhos à sua vontade e em geral desprazeirosos. Os comportamentos e os rituais compulsivos são atividades estereotipadas repetitivas. O sujeito não tira prazer direto algum da realização destes atos os quais, por outro lado, não levam à realização de tarefas úteis por si mesmas. O comportamento compulsivo tem por finalidade prevenir algum evento objetivamente improvável, freqüentemente implicando dano ao sujeito ou causado por ele, que ele(a) teme que possa ocorrer. O sujeito reconhece habitualmente o absurdo e a inutilidade de seu comportamento e faz esforços repetidos para resistir-lhes. O transtorno se acompanha quase sempre de ansiedade. Esta ansiedade se agrava quando o sujeito tenta resistir à sua atividade compulsiva.


III - O transtorno depressivo recorrente pode comportar breves episódios caracterizados por um ligeiro aumento de humor e da atividade (hipomania), sucedendo imediatamente a um episódio depressivo.

Veja o que o CID diz sobre o transtorno depressivo recorrente:

Transtorno depressivo recorrente

Transtorno caracterizado pela ocorrência repetida de episódios depressivos correspondentes à descrição de um episódio depressivo (F32.-) na ausência de todo antecedente de episódios independentes de exaltação de humor e de aumento de energia (mania). O transtorno pode, contudo, comportar breves episódios caracterizados por um ligeiro aumento de humor e da atividade (hipomania), sucedendo imediatamente a um episódio depressivo, e por vezes precipitados por um tratamento antidepressivo. As formas mais graves do transtorno depressivo recorrente (F33.2 e F33.3) apresentam numerosos pontos comuns com os conceitos anteriores da depressão maníaco-depressiva, melancolia, depressão vital e depressão endógena. O primeiro episódio pode ocorrer em qualquer idade, da infância à senilidade, sendo que o início pode ser agudo ou insidioso e a duração variável de algumas semanas a alguns meses. O risco de ocorrência de um episódio maníaco não pode jamais ser completamente descartado em um paciente com um transtorno depressivo recorrente, qualquer que seja o número de episódios depressivos apresentados. Em caso de ocorrência de um episódio maníaco, o diagnóstico deve ser alterado pelo de transtorno afetivo bipolar” 

 

Assim, a sequência correta seria: transtorno bipolar, transtorno obsessivo-compulsivo, transtorno depressivo recorrente.

Entretanto, não há uma alternativa com essa resposta.

Apesar disso, a banca considerou como gabarito a Letra C

 

Fonte: CID 10: http://www2.datasus.gov.br/cid10/V2008/WebHelp/f40_f48.htm

http://tmsbrasil.com.br/interesses/depressao/transtornos-afetivos-segundo-a-classificacao-internacional-de-doencas/#:~:text=F33%20%E2%80%93%20Transtorno%20depressivo%20recorrente&text=O%20transtorno%20pode%2C%20contudo%2C%20comportar,precipitados%20por%20um%20tratamento%20antidepressivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *