Em relação às causas do transtorno de ansiedade, de acordo com Barlow e Durand (2008), pode-se afirmar que:
- A) As causas são múltiplas e uma delas é a vulnerabilidade hereditária em experimentar ansiedade e/ou ataque de pânico.
- B) Não existe sensibilidade a situações ou pessoas percebidas como estressantes, não havendo vulnerabilidade hereditária.
- C) O apoio social intensifica os sintomas e aumenta a intensidade das reações físicas e emocionais ao desencadear o estresse.
- D) Não há relação com esquiva marcante de situações e/ou de pessoas associadas com o medo, e ansiedade ou o ataque de pânico.
- E) As causas não estão relacionadas à ativação de circuitos cerebrais específicos, neurotransmissores e sistemas neuro-hormonais.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) As causas são múltiplas e uma delas é a vulnerabilidade hereditária em experimentar ansiedade e/ou ataque de pânico.
Gabarito: Letra A
Em relação às causas do transtorno de ansiedade, de acordo com Barlow e Durand (2008), pode-se afirmar que:
a) As causas são múltiplas e uma delas é a vulnerabilidade hereditária em experimentar ansiedade e/ou ataque de pânico.
Certo!
b) Não existe sensibilidade a situações ou pessoas percebidas como estressantes, não havendo vulnerabilidade hereditária.
Errado. A ansiedade tem, sim, um componente hereditário.
c) O apoio social intensifica os sintomas e aumenta a intensidade das reações físicas e emocionais ao desencadear o estresse.
Errado. O apoio social pode atuar no sentido contrário, de amenizar os sintomas e intensidade das reações.
d) Não há relação com esquiva marcante de situações e/ou de pessoas associadas com o medo, e ansiedade ou o ataque de pânico.
Errado. As pessoas que tem sintomas de medo e ansiedade geralmente apresentam mais comportamentos de esquiva.
e) As causas não estão relacionadas à ativação de circuitos cerebrais específicos, neurotransmissores e sistemas neuro-hormonais.
Errado. As causas também estão relacionadas à ativação de circuitos cerebrais específicos.
Nosso gabarito é Letra A.
Deixe um comentário