Em relação as psicopatologias, Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH), analise as afirmativas a seguir e indique a incorreta:
- A) A distração é o estado em que o sujeito não consegue manter, de forma prolongada e intensa, sua atenção, distrai-se com estímulos secundários, passando de um objeto ao outro, não sendo capaz de fixar sua atenção em nenhum deles.
- B) Além dos recursos como testes e entrevistas, a avaliação da história clínica da criança é essencial.
- C) O diagnóstico, não precisa identificar inicialmente fatores de risco, a motivação para a consulta, os sintomas mais evidentes na criança, desatenção, hiperatividade ou os dois, proporcionalmente.
- D) Trata-se de um transtorno do neurodesenvolvimento.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) O diagnóstico, não precisa identificar inicialmente fatores de risco, a motivação para a consulta, os sintomas mais evidentes na criança, desatenção, hiperatividade ou os dois, proporcionalmente.
Gabarito: Letra C
Em relação as psicopatologias, Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH), analise as afirmativas a seguir e indique a incorreta:
a) A distração é o estado em que o sujeito não consegue manter, de forma prolongada e intensa, sua atenção, distrai-se com estímulos secundários, passando de um objeto ao outro, não sendo capaz de fixar sua atenção em nenhum deles.
Certo! Essa é a definição da distração.
“O oposto da atenção é a distração, estado em que o sujeito não consegue manter, de forma prolongada e intensa, sua atenção, distrai-se com estímulos secundários, passando de um objeto ao outro, não sendo capaz de fixar sua atenção em nenhum deles. O estado de distração aparece frequentemente em casos de esgotamento e, em adultos, em estado de fadiga.”
b) Além dos recursos como testes e entrevistas, a avaliação da história clínica da criança é essencial.
Certo! A história clínica é fundamental para um diagnóstico bem feito.
“Para Rotta (2006) o diagnóstico, deve identificar inicialmente fatores de risco, a motivação para a consulta, os sintomas mais evidentes na criança, desatenção, hiperatividade ou os dois, proporcionalmente. Para isso, é realizada a anamnese com o objetivo de levantar dados sobre a história clínica da criança, descartando quadros de prematuridade, lesão cerebral, hemorragia intraventricular, encefalopatia hipóxico-isquêmica, hidrocefalia, traumatismo craniano e síndromes.”
c) O diagnóstico, não precisa identificar inicialmente fatores de risco, a motivação para a consulta, os sintomas mais evidentes na criança, desatenção, hiperatividade ou os dois, proporcionalmente.
Errado. O diagnóstico precisa identificar justamente esses fatores.
d) Trata-se de um transtorno do neurodesenvolvimento.
Certo! O TDAH é um transtorno do neurodesenvolvimento.
Nosso gabarito é Letra C
Deixe um comentário